Daesh reivindica autoria dos atentados no Sri Lanka. Vítimas mortais sobem para 359

  • Lusa e ECO
  • 23 Abril 2019

O grupo terrorista reivindicou a autoria dos atentados no Sri Lanka que provocaram pelo menos 359 mortos, entre eles um português. Autoria do atentado ainda não foi verificada pelas autoridades.

O grupo ‘jihadista’ Estado Islâmico reivindicou esta terça-feira a autoria dos atentados suicidas no Sri Lanka contra igrejas e hotéis de luxo, que causaram no domingo a morte de 359 pessoas, de acordo com o último balanço.

“Os executores do ataque que teve como objetivo os cidadãos dos países da coligação e cristãos [realizado] anteontem [no domingo] são combatentes do Estado Islâmico”, afirmou em comunicado uma fonte próxima dos ‘jihadistas’ citada pela agência Amaq, órgão de propaganda do grupo extremista.

A reivindicação não pôde ser confirmada e o grupo jihadista não divulgou qualquer vídeo dos atacantes a prometer lealdade ao Estado Islâmico. No passado, o grupo terrorista reivindicou vários ataques que se comprovou mais tarde que não eram da sua autoria.

O grupo, que perdeu todo o território que controlava no Iraque e na Síria, tem feito frequentes reivindicações não comprovadas de responsabilidade por atentados terroristas.

O ataque consistiu em oito explosões que mataram, pelo menos, 359 pessoas, entre as quais um português residente em Viseu, e provocaram mais de 500 feridos.

O número de pessoas detidas relacionadas com os ataques atinge as 58, segundo o porta-voz da polícia Ruwan Gunasekera, numa nova atualização já que esta quarta-feira as autoridades detiveram mais 18 suspeitos.

O responsável da polícia tinha afirmado que as autoridades atribuíam os ataques a um grupo extremista islâmico local, o National Thowheeth Jama’ath, embora considerassem que o grupo teria sido apoiado internacionalmente.

A capital do país, Colombo, foi alvo de pelo menos cinco explosões: em quatro hotéis de luxo e uma igreja.

Duas outras igrejas foram também alvo de explosões, uma em Negombo, a norte da capital e onde há uma forte presença católica, e outra no leste do país.

A oitava e última explosão teve lugar num complexo de vivendas na zona de Dermatagoda.

As primeiras seis explosões ocorreram “quase em simultâneo”, pelas 08h45 de domingo (03h15 em Portugal), de acordo com fontes policiais citadas por agências internacionais.

(Notícia atualizada às 7h45 com novo balanço das vítimas mortais e detenções)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Daesh reivindica autoria dos atentados no Sri Lanka. Vítimas mortais sobem para 359

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião