Misericórdias concluem recuperação de 48 casas atingidas pelos incêndios de 2017

  • ECO Seguros
  • 4 Junho 2019

A União das Misericórdias Portuguesas dá como concluída a recuperação de 48 habitações atingidas pelos incêndios de 2017. Na reabilitação foram investidos quase 3 milhões de euros.

Está concluída a “reconstrução e reabilitação” de 48 habitações permanentes que foram afetadas pelos incêndios de junho de 2017 na região centro do país, de acordo com a União das Misericórdias Portuguesas (UMP), citada pela agência Ecclesia.

“O valor consignado” à parceria da UMP com a Fundação Calouste Gulbenkian, em articulação com o Fundo Revita, para a reconstrução das habitações foi de 2, 37 milhões de euros, acrescido de 45 mil euros provenientes das seguradoras.

“Com uma intervenção complexa, todo o processo contemplou a reconstrução parcial de 27 habitações e total de 21 habitações” refere a UMP, acrescentando que, além da construção e reconstrução de habitações, promoveu diversas ações, “como o apoio às explorações agrícolas locais e a aquisição de alfaias, animais e plantações”.

Foi no Município de Pedrógão Grande que foi recuperado o maior número de habitações (25), envolvendo um “investimento total de 1,14 milhões de euros, seguindo-se o de Castanheira de Pêra, com 14 habitações, e o de Figueiró dos Vinhos com três habitações.

A UMP adianta no comunicado enviado à Ecclesia que, “no seguimento da sua política de total transparência na gestão dos donativos angariados”, disponibiliza o Relatório Trimestral de Execução, “com dados até maio último”, que podem ser consultados na plataforma digital ‘Juntos por Todos’.

Em 2017 o país foi devastado por dois grandes incêndios, o primeiro em Junho, com origem em Pedrógão Grande (Distrito de Leiria) alastrou aos distritos vizinhos de Castelo Branco e Coimbra, provocando 66 mortos e 254 feridos, deixando no rasto um prejuízo material foi calculado em mais de 500 milhões de euros. O segundo deflagrou em Outubro e atingiu os distritos de Coimbra, Viseu, Aveiro e Guarda, fazendo 49 mortos e perto de 70 feridos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Misericórdias concluem recuperação de 48 casas atingidas pelos incêndios de 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião