Ilha norueguesa quer acabar com relógios e abolir horários

  • Lusa
  • 19 Junho 2019

Os moradores de Sommar, que vivem 69 dias por ano sob a luz contínua do sol, estão a juntar assinaturas para pedir ao Parlamento que aprove a abolição de horários e dispense os relógios.

Os moradores da ilha norueguesa de Sommar, que vivem 69 dias por ano sob a luz contínua do sol, estão a juntar assinaturas para pedir ao Parlamento que aprove a abolição de horários e dispense relógios no território. Os pouco mais de 300 habitantes da ilha, que se situa a norte do círculo polar Ártico, consideram os relógios desnecessários já que passam a maior parte de seus dias em quase total escuridão ou em plena luz.

As suas vidas, referem, desenvolvem-se com tanta placidez que consideram um obstáculo serem controlados por relógios. Por este motivo, no final de maio, decidiram em assembleia eliminar horários e estão a juntar assinaturas para pedir ao Parlamento nacional que discuta as implicações práticas desta decisão inédita e aprove a iniciativa.

Segundo o portal da emissora pública do país, a NRK, o acordo visa a abolição da rigidez na medição do tempo. “Para muitos de nós, ter este acordo por escrito nada mais é do que formalizar uma coisa que já praticamos geração após geração”, explica o promotor da ideia, Kjell Ove Hveding, citado pela CNN.

“Será necessário ver, se a iniciativa for aprovada, como será aplicada quando as aulas regressarem, após o verão, a ilha passar pelas 69 noites” de 24 horas, lembrou.

Atualmente, Sommar aproxima-se da época em que passa 69 dias com luz total e que, a qualquer hora, se veem cenas inesperadas noutros pontos do mundo. “No meio da noite, a horas que as pessoas poderiam classificar como duas da manhã, veem-se crianças a jogar futebol, pessoas a pintar as suas casas ou a cortar a relva e adolescentes a nadar”, descreve Kjell Ove Hveding.

“O nosso objetivo é dar flexibilidade máxima, 24 horas por dia, sete dias por semana, para se cortar a relva às quatro da manhã”, defendeu.

Apesar do amplo acordo, alguns moradores da ilha duvidam do sucesso da abolição de horários na ilha. É o caso da rececionista de um hotel local que, em declarações à NRK, considerou que o acordo enfrenta alguns obstáculos. “Acho que [a ideia] é empolgante, mas também sou um pouco cética”, disse Malin Nordheim, lembrando que pode tornar-se “um desafio para os hóspedes” fazer “o ‘check-in’ e o ‘check-out’” ou saber o horário de abertura do bar e do restaurante.

Um símbolo da abolição dos horários que a iniciativa pretende criar consiste em convencer os visitantes a pendurar os seus relógios na ponte que separa a ilha do resto do município a que pertence, Tromsø. “É um gesto que imita outros em vários pontos do mundo, em que os turistas deixam cadeados nas pontes das cidades para marcar a sua passagem pelo lugar ou como promessa de amor”, explicou Kjell Ove Hveding.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ilha norueguesa quer acabar com relógios e abolir horários

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião