Revista de imprensa internacional

  • ECO
  • 17 Julho 2019

No dia em que o BCE se mostra preparado para agir caso seja preciso ajudar a inflação a chegar perto dos 2%, a UE vai avançar com uma investigação formal à Amazon.

O dia começa com a notícia de que o BCE está preparado para tomar uma atitude, se for preciso, para ajudar a inflação a chegar perto dos 2%. Enquanto isso, a União Europeia prepara-se para avançar com uma investigação à forma como a Amazon usa os dados dos utilizadores que vendem produtos na sua plataforma. Em Espanha, a CNMV recorreu ao Supremo Tribunal para não ter de explicar o valor da multa aplicada ao Banco Popular, enquanto em França o ministro das Finanças explica que uma fusão entre a Renault e a Nissan é uma prioridade.

Reuters

BCE está pronto para tomar medidas políticas para ajudar inflação

Benoit Coeure, membro do Conselho de Administração do Banco Central Europeu (BCE), diz que a instituição bancária está preparada para tomar uma atitude no sentido de ajudar a inflação a chegar perto dos 2% na zona euro caso seja necessário. “Olhando para o futuro, o Conselho [do BCE] está determinado a agir em caso de contingências adversas e também está pronto a ajustar todos os seus instrumentos (…) para assegurar que a inflação continua a avançar em direção ao objetivo”, disse. Leia a notícia completa na Reuters (acesso livre, conteúdo em inglês)

Financial Times

UE vai investigar o uso de dados na Amazon

A União Europeia (UE) está pronta para avançar com uma investigação formal à forma como a Amazon utiliza os dados pessoais dos anunciantes na sua plataforma, revelaram fontes próximas do assunto. A UE está, desde o ano passado, a investigar as práticas comerciais da empresa norte-americana, nomeadamente sobre o papel que a Amazon tem como vendedora e como “anfitriã” de terceiros, que utilizam este site para vender produtos. Leia a notícia completa no Financial Times (acesso condicionado, conteúdo em inglês)

El País

CNMV recorre ao Supremo para não explicar multa ao Banco Popular

A Comissão Nacional de Mercado de Valores (CMVM portuguesa) recorreu ao Supremo Tribunal para não ser obrigada a divulgar os motivos exatos que levaram à aplicação de uma multa de um milhão de euros ao Banco Popular pela “comercialização de determinados produtos financeiros a clientes”. Para o regulador espanhol, toda a informação que levou a esse cálculo é confidencial, mas o Conselho de Transparência afirma que não. Leia a notícia completa no El País (acesso livre, conteúdo em espanhol)

Corriere Della Sera

França vê como prioritária a fusão entre a Nissan e a Renault

Para o ministro das Finanças francês, “a prioridade hoje é desenvolver uma estratégia industrial para a aliança Renault-Nissan” e, mais tarde, é importante consolidar essa mesma aliança. Bruno Le Maire defende que o Governo francês não se opõe a esta aliança nem foi o responsável pelo fracasso das negociações. “Não foi o Estado francês que ficou preso ou que a vetou [fusão]. Os factos são que a FCA [Fiat Chrysler Automobiles] retirou a oferta. É diferente. E com isso esclarecido, a prioridade agora é definir uma estratégia industrial para a Renault-Nissan”, disse. Leia a notícia completa no Corriere Della Sera (acesso livre, conteúdo em italiano)

The Guardian

Crown Estate vai ter maior leilão eólico offshore do mundo

A Crown Estate — que gere o património imobiliário da rainha britânica, incluindo direitos sobre os fundos marinhos ao redor das ilhas britânicas para energia eólica e de ondas –, vai arrancar esta semana com os preparativos para o maior leilão eólico offshore do mundo nos últimos dez anos. De acordo com vários especialistas no assunto, este leilão poderá angariar quantias recorde de dinheiro, o que poderá aumentar as contas da energia e gerar ganhos inesperados de mais de 100 milhões de libras por ano (110,1 milhões de euros) para a rainha. Leia a notícia completa no The Guardian (acesso livre, conteúdo em inglês)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião