Portugal tem 6.º maior excedente orçamental na Zona Euro no primeiro trimestre

Melhor do que Portugal em matéria de saldo orçamental no 1.º trimestre ficaram o Luxemburgo, Holanda, Eslovénia, Alemanha e Malta. Na dívida, o país só fica atrás de Grécia e Itália.

Portugal teve um excedente orçamental de 0,4% no primeiro trimestre do ano e uma dívida pública de 123% do PIB. Segundo o Eurostat, estes número colocam Portugal na sexta posição do ranking de países da Zona Euro com excedente orçamental, mas na terceira no que diz respeito à dívida pública.

Os números revelados pelo Eurostat nesta sexta-feira mostram que Portugal fecha o ranking do conjunto dos únicos seis países da Zona Euro a apresentarem um saldo orçamental positivo nos três meses do ano. Está atrás do Luxemburgo, que apresenta o maior excedente do espaço do euro (3,2%), da Holanda (2,7%), Alemanha e Malta (ambos com 2,3%) e Eslovénia (0,8%). Olhando para os países da União Europeia, cai para o décimo posto.

Na Zona Euro, o saldo foi negativo de 0,5% do PIB e na União Europeia (UE) foi de 0,6% do PIB.

Portugal mantém terceiro maior dívida da UE

Na dívida pública, Portugal registou uma dívida de 250,35 mil milhões de euros, o equivalente a 123% do PIB. Pior do que Portugal estão a Grécia, com uma dívida de 181,9% do PIB e a Itália com 134% do PIB. Na média da Zona Euro, a dívida é de 85,9% e na UE 80,7% do PIB.

A Estónia é o país do euro com a dívida pública mais baixa (8,1% do PIB) e a França é o país com o pior da défice do espaço da moeda única (-3,6%).

(Notícia atualizada às 10h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal tem 6.º maior excedente orçamental na Zona Euro no primeiro trimestre

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião