Global Media precisa de forte reestruturação até setembro ou “entra em colapso”, diz administrador

  • ECO
  • 19 Julho 2019

Grupo que detém o DN, JN, TSF e O Jogo pondera avançar com despedimento coletivo de 200 trabalhadores. Reestruturação é urgente ou Global Media "entra em colapso" diz administrador.

Afonso Camões, administrador da Global Media, grupo dono do Diário de Notícias, Jornal de Notícias, TSF e O Jogo, avançou esta semana que o grupo precisa de fechar uma reestruturação até setembro caso contrário “entra em colapso”, segundo escreve o Expresso. A posição da administração foi transmitida aos delegados sindicais de cada uma das publicações da Global Media que, diz o semanário, foram ainda informados que não há capacidade financeira para rescisões amigáveis, pelo que a solução são os despedimentos coletivos.

De acordo com as fontes ouvidas pelo Expresso, Afonso Camões apontou mesmo aos delegados sindicais que pode-se dar um cenário em que a Global Media precisa de avançar com um total de 200 despedimentos, um terço do total, ainda que tal dependa do sucesso, ou não, da venda da gráfica Naveprinter, que poderá conter o total de despedimentos a 140. Ao semanário, o porta-voz do GMG, disse apenas que “não tem comentários a fazer”.

Este grupo atravessa uma grave crise financeira já há alguns anos e uma de tesouraria que se tem tornado cada vez mais crítica nos últimos meses, não tendo dinheiro para pagar a fornecedores e tendo voltado a atrasar o pagamento de salários no mês de junho. O principal acionista do grupo, o macaense Kevin Ho, tem avançado com injeções na Global Media.

Além da participação de 30% deste empresário, o capital da Global Media está nas mãos da banca (BCP e Novo Banco têm 10% cada).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Global Media precisa de forte reestruturação até setembro ou “entra em colapso”, diz administrador

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião