Como criar a melhor password? Um hacker profissional explica

  • ECO
  • 27 Julho 2019

Usar a mesma password para vários sites ou criá-las com base na sua vida não é a melhor forma de se proteger. Este especialista em cibersegurança aconselha as melhores formas de criar uma senha.

Hoje em dia quase todos os dispositivos e aplicações oferecem a possibilidade de ficarem protegidos por uma password. Mas, ainda assim, há vezes em que as próprias passes escolhidas não são fortes o suficiente. Daí ser importante criar uma senha forte e complexa, mesmo que seja mais difícil de memorizar. Não sabe como o fazer? Um hacker profissional explica-lhe todo o segredo.

Antes de mais é preciso estar ciente de que a senha perfeita pode não existir, explica Etay Maor, consultor executivo de segurança da IBM Security, ao Business Insider (conteúdo em inglês). Ainda assim, há uma técnica que pode ser usada para criar passwords complexas e difíceis de serem descobertas pelos hackers, e ainda fáceis de memorizar. A dica é simples: criar uma frase-chave em vez de uma senha.

“Mesmo se a escolha for uma senha longa e complexa, com oito a dez carateres, vai continuar a ser bastante fácil um computador adivinhá-la”, alerta Maor, que estuda técnicas cibercriminosas na dark web para ensinar aos clientes como é que os hackers trabalham para que estes se possam proteger melhor.

A técnica da frase secreta — frase-chave — é exatamente o que o próprio nome indica. A ideia passa por escolher uma frase memorável que possa ser usada ao invés de uma password, porque quanto maior for a password, mais difícil será para uma máquina a adivinhar.

Por exemplo: pode ser escolhida uma frase como “eu quero ir a um concerto dos Bon Jovi” e transformá-la numa senha. “Não estou a dizer que um computador vai demorar uma quantidade infinita de tempo, mas vai demorar uma quantidade bastante irrealista de tempo para a adivinhar”, explica o especialista.

Uma técnica comum usada pelos algoritmos para adivinhar uma password é o ataque de “força bruta”, que é quando o intruso tenta adivinhar várias combinações de carateres até encontrar uma correspondência. Uma tarefa que seria bastante demorada para uma pessoa, mas relativamente fácil para um computador. “Para os computadores de hoje em dia (…) não é preciso muito tempo até ser criada uma lista com as possíveis combinações de letras e números”.

Além disso, uma técnica ainda melhor para criar uma password segura é permitir que o computador crie uma por si, aconselha Maor. O algoritmo vai sugerir o uso de um gerador de senhas como o LastPass ou o 1Password, que pode criar senhas complexas e aleatórias em nome do utilizador e preenchê-las automaticamente quando este fizer login na web. Isto pode ajudar a evitar de cair no erro de usar a mesma senha para vários sites.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Como criar a melhor password? Um hacker profissional explica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião