Kristalina Georgieva nomeada diretora-geral do FMI

  • Lusa
  • 25 Setembro 2019

O mandato da búlgara Kristalina Georgieva no FMI terá uma duração de cinco anos e começa a 1 de outubro. É a segunda mulher a ser nomeada diretora-geral do FMI.

A búlgara Kristalina Georgieva tornou-se esta quarta-feira a segunda mulher a ser nomeada diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), anunciou o Conselho de Administração da instituição em Washington.

Georgieva, com 66 anos, era a única candidata ao cargo e beneficiou de uma mudança nos estatutos do FMI relativa ao limite de idade, permitindo que a sua candidatura fosse válida. O seu mandato no FMI terá uma duração de cinco anos e começa a 1 de outubro.

Estou profundamente honrada por ter sido eleita diretora-geral do FMI e agradeço a confiança que depositaram em mim. Quero fazer uma homenagem à minha antecessora, Christine Lagarde, uma grande líder e uma amiga querida, cuja visão e trabalho incansável contribuíram para o sucesso contínuo do FMI”, disse Kristalina Georgieva, citada em comunicado.

A nova responsável da instituição salientou ainda que vai encarar esta nomeação como uma “enorme responsabilidade”, “num momento em que o crescimento económico mundo continua a desiludir, as tensões comerciais persistem e a dívida está em níveis historicamente altos”.

A prioridade imediata, disse, será “ajudar os países a minimizar os riscos de uma crise”. Mas os objetivos a longo prazo não podem ser esquecidos: “apoiar as políticas monetárias, fiscais e estruturais, de forma a construir economias mais fortes e a melhorar a vida das pessoas”.

A búlgara foi a escolhida pelos ministros das Finanças europeus, depois de uma corrida conturbada e que teve entre os candidatos (até pouco antes de se iniciar a votação) o ministro das Finanças português, Mário Centeno. Kristalina Georgieva vai, assim, substituir Christine Lagarde, que está a caminho da presidência do Banco Central Europeu (BCE).

Bruno Le Maire, ministro das Finanças francês, salientou que, como diretora-geral do Banco Mundial e antiga vice-presidente da Comissão Europeia, a economista búlgara tem “todas as competências, experiência e credibilidade internacional” para suceder a Lagarde e liderar “com sucesso” o FMI.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Kristalina Georgieva nomeada diretora-geral do FMI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião