ONU: Guterres preparado para se “envolver pessoalmente” na resolução de conflitos

  • Lusa
  • 12 Dezembro 2016

O novo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou-se preparado para se envolver pessoalmente na resolução de conflitos, destacando a necessidade de “fazer mais” nesse sentido.

O novo secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, declarou-se hoje preparado para se envolver pessoalmente na resolução de conflitos, destacando a necessidade de “fazer mais” nesse sentido, mas acentuou a importância de apostar na prevenção.

“Estou preparado para me envolver pessoalmente na resolução de conflitos onde isso trouxer um valor acrescentado, reconhecendo o papel de liderança dos Estados-membros”, declarou António Guterres, num discurso após ter prestado juramento sobre a Carta das Nações Unidas, perante a assembleia-geral da ONU.

"Estou preparado para me envolver pessoalmente na resolução de conflitos onde isso trouxer um valor acrescentado, reconhecendo o papel de liderança dos Estados-membros””

António Guterres

Secretário-geral da ONU

“A prevenção é o que os fundadores das Nações Unidas nos pediram para fazer. É a melhor forma de salvar vidas e de reduzir o sofrimento humano. Onde a prevenção falha, devemos fazer mais para resolver conflitos”, considerou.

Na resposta a “crises graves” como as da Síria, Iémen e Sudão do Sul ou a “disputas longas” como o conflito israelo-palestiniano, são necessárias “mediação, arbitragem e diplomacia criativa”.

Na sua intervenção, Guterres falou em inglês, francês e espanhol.

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

ONU: Guterres preparado para se “envolver pessoalmente” na resolução de conflitos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião