Polícia Judiciária vai ter novo laboratório ‘CSI’

A obra, que tem por objetivo a melhoria da resposta pericial por parte da Polícia Judiciária (PJ), no laboratório, representa um investimento aproximado de 700 mil euros.

O Instituto de Gestão Financeira e Equipamentos da Justiça assinou na segunda-feira, na sede da Polícia Judiciária, em Lisboa, a renovação do Laboratório de Polícia Científica dessa polícia. A unidade vai receber novos equipamentos e ser alvo de uma redistribuição do espaço para melhorar as suas funcionalidades.

A obra, que tem por objetivo a melhoria da resposta pericial por parte da Polícia Judiciária (PJ), ao nível das perícias feitas em laboratório, como testes de ADN, e representa um investimento aproximado de 700 mil euros.

“Para o efeito, contempla a redistribuição dos espaços, de forma a assegurar uma melhor funcionalidade da unidade, e a instalação de novos equipamentos, com novas especificações e novos métodos de análise, tendo em vista a progressão tecnológica e as novas metodologias periciais, mas também uma solução mais ecológica e com menor impacto no edifício”, segundo comunicado do IGFEJ.

O prazo de execução da empreitada é de 120 dias, prevendo-se que esteja concluída no final do primeiro trimestre de 2020.

Na sessão de assinatura do auto de consignação da empreitada, estiveram presentes Joaquim Carlos Pinto Rodrigues, presidente do IGFEJ, Luís Neves, diretor nacional da Polícia Judiciária, e os representantes das empresas responsáveis pela execução da empreitada e pela fiscalização da obra.

O Laboratório de Polícia Científica (LPC) é uma unidade da PJ de apoio à investigação criminal. A competência do LPC, que está fisicamente instalado no edifício sede da PJ, em Lisboa, é cumulativa com a dos serviços médico-legais. Criada há mais de 60 anos, a unidade auxilia a investigação criminal através da realização dos mais variados exames e perícias forenses, nomeadamente nos domínios da biologia, toxicologia, físico-química, balística, documentoscopia e criminalística.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Polícia Judiciária vai ter novo laboratório ‘CSI’

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião