Lisboa fecha em alta pela terceira sessão consecutiva. Papeleiras e energia impulsionam

Na última sessão da semana, a maioria das cotadas do PSI-20 fecharam o dia com ganhos. O destaque vai para as papeleiras, bem como para a Galp Energia.

A bolsa nacional fechou pela terceira sessão consecutiva em alta, acompanhando o comportamento positivo das restantes bolsas europeias. O desempenho da praça nacional na última sessão da semana foi impulsionado pelo setor da pasta do papel, bem como pelos “pesos pesados” Galp Energia e BCP.

O PSI-20 somou 0,86%, para os 5.172,86 pontos. Das 18 cotadas, a maioria fechou em “terreno positivo”. Apenas duas desceram, a Mota-Engil e a Pharol, enquanto outras duas, a EDP Renováveis e a F. Ramada, ficaram inalteradas.

Nos ganhos, as papeleiras destacam-se. A Navigator avançou 2,38% para os 3,61 euros e Altri subiu 1,77% para os 5,73 euros, enquanto a Semapa somou 1,62% para os 13,84 euros. O setor da energia também sobressai, sendo que os títulos da EDP valorizaram 1,18% para os 3,68 euros.

Já a Galp Energia somou 0,83% para os 14,61 euros, depois de a OPEP+ alargar o corte na produção de petróleo que já estava previsto em 500 mil barris diários até março. Nota ainda para a retalhista Jerónimo Martins, que subiu 1,55% para os 14,77 euros.

Lisboa sobe pela terceira sessão

Fora do índice principal, os olhos estão postos na Vista Alegre, que concluiu o aumento de capital com novas ações vendidas a 1,00 euro, valor bastante aquém dos 1,34 euros a que encerrou a última sessão antes da operação. A empresa caiu 0,75% para os 1,33 euros.

Na Europa, a generalidade das praças terminou a sessão em alta. O Stoxx 600, índice que agrega as maiores empresas da região, somou 1,17%, enquanto o alemão DAX avançou 0,88%, o francês CAC 40 subiu 1,08% e o britânico FTSE 100 valorizou 1,45%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa fecha em alta pela terceira sessão consecutiva. Papeleiras e energia impulsionam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião