Estas são as características essenciais para um escritório mais feliz

Open space com luz natural e secretárias sem papel, são algumas tendências dos escritórios do futuro. A Pipedrive revela seis características que prometem melhorar a qualidade do local de trabalho.

Se trabalha num escritório, esse é o espaço onde passa quase metade do seu dia, por isso é importante que seja um local onde se sinta bem e tenha as condições para que seja feliz e produtivo. Mas que características deve ter um escritório? Os millennials são a geração que mais tem desafiado a estrutura tradicional do local de trabalho, exigindo que se tornem mais flexíveis e apostem na produtividade e num ambiente que promova a felicidade.

Espaços em open space, com luz natural, secretárias sem papel e sem lugar atribuído, são algumas das mais recentes tendências da composição de escritórios. Segundo a Pipedrive, líder no mercado de CRM orientado para o setor de vendas, há seis características associadas a um espaço de trabalho descontraído e mais produtivo e, por isso, mais feliz.

  • Sentir-se em casa

Um espaço onde os trabalhadores se sintam em casa, e em que possam escolher o sítio onde se sentem mais confortáveis a trabalhar, pode contribuir para uma maior liberdade de movimento e, consequentemente, uma maior capacidade de mudança. Secretárias, em sofás ao lado da copa, puffs espalhados pelas salas, são alguns dos exemplos que se podem por em prática. Algumas empresas optam por colocar alcatifa no chão, para que os seus colaboradores possam usar pantufas enquanto trabalham, refere a Pipedrive.

  • Salas adaptáveis às necessidades

Um escritório tem como objetivo aglomerar equipas distintas que, tradicionalmente, trabalham em ilhas com mesas e condições similares. No entanto, a possibilidade de escolher o nosso local de trabalho consoante as necessidades da equipa ajudam a uma melhor adaptação e, consequentemente, a um aumento da felicidade no trabalho.

“Se cada equipa tiver a sua própria sala e puder organizá-la consoante o número de elementos ou necessidades da mesma, é possível organizar o espaço e gerir o tempo entre as reuniões dinâmicas e a concentração necessária para focar em um projeto importante”, sublinha a Pipedrive.

Ter secretárias em forma de boomerang também pode ajudar as empresas que privilegiam o multitasking, visto que este tipo de mobiliário permite a colocação de vários ecrãs e até o ajuste do mesmo para a altura mais desejada.

Os estudos mais recentes apontam que o open space é a disposição preferida de quem trabalha num escritório, pela otimização do espaço, a redução de custos, a facilidade de comunicação e o estímulo à criatividade e ao trabalho de equipa.

  • Zonas comuns e espaços de lazer

Ter uma copa com bastante espaço para as refeições pode permitir um contacto mais direto e descontraído com outros colaboradores, garantindo oportunidades únicas de networking com outros departamentos e o aumento da satisfação no local de trabalho. Um auditório em espaço aberto também é um bom local, pois pode ser um sítio privilegiado para a realização de meetups, reuniões de equipas ou mesmo receber visitantes.

É importante perceber que um escritório não tem de ser única e exclusivamente um espaço de trabalho propriamente dito. A existência de locais de relaxamento ou de espaços de diversão poderá ajudar os colaboradores a relaxar e, ao mesmo tempo, a utilizar esse tempo para analisar a melhor forma de resolver um determinado problema ou situação. Uma sala de jogos, com matraquilhos e consolas de videojogos ou um espaço dedicado a massagens, são alguns exemplos que podem melhorar a produtividade dos trabalhadores.

  • Escritórios com luz natural

Para além das condições internas do escritório, é importante apostar na qualidade do ambiente natural exterior. Estudos recentes revelam que a exposição das pessoas à luz natural contribuiu para uma melhor disposição e energia, causando um grande impacto na concentração e produtividade dos trabalhadores. Se não é possível introduzir luz natural através das janelas, existem outras opções como lâmpadas especiais que podem contribuir para uma redução da fadiga e um aumento da felicidade e performance no local de trabalho.

  • Espaço ergonómico

Adaptar todo o mobiliário pode ser o suficiente para melhorar o local de trabalho. Mesas adaptáveis à fisionomia do colaborador, criar momentos de pausas, onde as equipas podem ter conversas que não sejam relacionadas com trabalho ou salas com utilizações distintas, para lazer e trabalho, são algumas das opções para promover o bem-estar geral e produtividade.

  • Um escritório mais sustentável

A sustentabilidade e a preocupação ambiental são temas cada vez mais discutidos no dia-a-dia, e começam a chegar a ser uma preocupação dos colaboradores nas empresas. Utilizar energia renovável na geração de eletricidade para o escritório, colocar carpetes feitas com material reciclado ou reduzir a quantidade de caixotes do lixo ou do número de impressoras, são algumas ideias que podem ser implementadas no local de trabalho. Luzes com sensores de movimentos ou a promoção da reciclagem também constituem medidas interessantes para melhorar a confiança dos colaboradoresna empresa onde trabalham.

Todas estas características são um estímulo à criatividade e promovem um ambiente de trabalho mais feliz, que vai contribuir para ter colaboradores mais produtivos, motivados, e com mais probabilidade de permanecerem na empresa.

Também a localização do escritório parece importar. O estudo “What workers want”, desenvolvido pela Savills Portugal e apresentado em outubro deste ano, revelava que localização do escritório dentro da cidade é um dos elementos mais valorizados pelos trabalhadores. Mais de metade dos inquiridos a nível nacional (57%) admite que prefere trabalhar no centro da cidade.

“Estar perto de casa, poupar tempo e dinheiro na deslocação casa-trabalho, ter mais tempo para a família são algumas das razões que podem levar os trabalhadores a optar por espaços de trabalho em zonas mais suburbanas, de maneira a estarem mais próximos das suas casas”, explica a Savills.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Estas são as características essenciais para um escritório mais feliz

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião