Portugal foi o segundo país europeu onde nasceram mais empresas em 2017

De acordo com o Eurostat, Portugal tem a segunda maior taxa de natalidade de empresas na União Europeia. Em 2017, a percentagem de novas empresas sobre o número total de empresas foi de 15,8%.

Portugal está no pódio europeu ao nível da criação de empresas. Com uma taxa de 15,8% de novas sociedades sobre o número total de empresas ativas, os empreendedores nacionais colocaram o país em segundo lugar no ranking europeu da natalidade empresarial, em 2017. Melhor só mesmo a Lituânia com uma taxa de 19,7%. Valores muito superiores à média europeia de 9,3%, de acordo com os dados revelados esta segunda-feira pelo Eurostat.

A taxa europeia de 9,3% foi exatamente a mesma do ano anterior, mas representa uma ligeira progressão face aos 9% de 2012. Já em Portugal, os valores de 2017 representam uma evolução de 0,2 pontos percentuais face a 2016. Mas, em 2015, a taxa tinha sido superior aos valores registados em 2017 (15,91%).

Mas, a evolução homóloga mais significativa foi a da Finlândia (2,9 pontos percentuais). Em sentido contrário, foi em Malta que registou um recuo de 6,1 pontos percentuais para 10,2%. No entanto, em termos globais, é na Grécia que a taxa de novas empresas sobre o total é maisa baixa — apenas 4,5%.

De acordo com o Eurostat, o emprego gerado por estas empresas recentemente criadas foi de 2,4% do total do emprego na União Europeia em 2017. Mas em Portugal, o indicador é muito mais expressivo e coloca o país em primeiro lugar com 5,2%. No fim da tabela surgem a Alemanha e a Holanda com 1,2%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Portugal foi o segundo país europeu onde nasceram mais empresas em 2017

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião