O Porto está em Revolução. E ainda poucos sabem…

Há um ano quando a conheci o projeto estava no segredo dos deuses. Lisa Lang, uma das 50 mulheres mais influentes na tecnologia europeia segundo a Forbes, chegou com vontade de criar uma revolução.

Há um ano quando a conheci o projeto estava no segredo dos deuses. Lisa Lang, uma das 50 mulheres mais influentes na tecnologia europeia segundo a Forbes e membro de advisory boards em indústrias criativas e no da Inteligência Artificial da Comissão Europeia, chegou ao Porto com vontade de criar uma revolução. O primeiro passo está dado e foi revelado esta semana.

A empresa portuguesa que criou chama-se OFundamentO (FNDMT) e tem como missão juntar a tecnologia ao design e fazer acontecer novos produtos. Tendo em conta dois dos principais temas que hoje tocam a indústria e o futuro da moda: a digitalização e a sustentabilidade.

E porque o Porto? Porque foi ali que encontrou uma indústria têxtil tradicional com potencial de revolucionar os seus processos. Lisa Lang juntou-lhe o seu skill, a tecnologia. E de forma simplista digamos que acrescentou ao processo novos softwares digitais que trazem um novo mundo de oportunidades. Um projeto que de simples tem pouco…

A revolução está em marcha. E ainda poucos sabem…A verdade é que no Porto, já se está a usar linguagem de programação precisamente para programar, por exemplo, máquinas de tricotar e desenvolve com designers novos produtos extremamente personalizados e mais sustentáveis.

O Knitting Project é o primeiro projeto comunitário da OFundamentO, reúne artistas, nomeadamente a pintora portuense Graça Paz, e fabricantes europeus, e quer mostrar como a tecnologia pode ser bonita. Ao mesmo tempo que serve de manifesto à ligação que pode existir entre uma indústria tradicional e a tecnologia. Inspirada desde sempre pelo trabalho das mulheres Bauhaus, Lang diz: “for me, they were machine hackers, they understood the soul of the machines and how they worked, already 100 years ago”.

A revolução está em marcha, mas está também ainda no início. A empreendedora que está entre as 100 pessoas mais influentes em wearable tech no mundo, acredita que será possível, a partir daqui um trabalho interdisciplinar para dar resposta a alguns dos atuais problemas da indústria moderna como o desperdício do stock…venha o interesse da indústria em acompanhar a onda da revolução e quem sabe reposicionar-se aos olhos dos mercados internacionais.

Vale a pena ver e ouvir Lisa Lang que apresenta o primeiro projeto da OFundamentO:

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

O Porto está em Revolução. E ainda poucos sabem…

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião