PSI-20 lidera perdas na Europa. Energia pressiona
Apesar da queda acentuada do BCP, a energia é que foi determinante para a descida da bolsa nacional. O PSI-20 encerrou no vermelho pela segunda sessão consecutiva e liderou as perdas na Europa.
Mais um dia de perdas para a bolsa nacional. O PSI-20 encerrou no vermelho pela segunda sessão consecutiva, a descida mais acentuadas entre as principais praças europeias. Apesar de o BCP ter sido uma das cotadas que mais caiu, o setor energético é que foi realmente determinante para o saldo negativo do índice nacional.
O PSI-20 caiu 0,72% para 4.612,72 pontos, acompanhando a tendência europeia. A bolsa nacional foi sobretudo pressionada sobretudo pela energia. No grupo EDP, a casa-mãe cedeu 1,24% para 2,87 euros, enquanto a subsidiária EDP Renováveis afundou 0,59% para 5,89 euros. Destaque negativo ainda para a Galp Energia. A petrolífera recuou 0,60%, apesar de o dia ter sido de ganhos para os preços do petróleo.
Na banca, o BCP cedeu 2,69% para 1,0842 euros, numa sessão que continuou a ser influenciada pelos receios em torno do setor financeiro italiano. O Monte dei Paschi, o mais antigo banco de Mundo, tem as portas abertas à entrada do Estado. Isto depois de não ter conseguido atrair o interesse dos investidores numa venda de ações realizada para reforçar os capitais do banco. As ações do banco italiano oscilaram entre ganhos e perdas durante a sessão, mas acabaram por encerrar novamente em queda de mais de 6%.
“[Os investidores] estão a olhar para o Monte dei Paschi e a dizer que isto é um caso isolado (…) Penso que as pessoas não vão tirar as mesmas conclusões para o Intesa ou para o UniCredit”, diz Edmund Shing, responsável global pela estratégia de derivados e de ações do BNP Paribas.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
PSI-20 lidera perdas na Europa. Energia pressiona
{{ noCommentsLabel }}