Algoritmo quer resolver direitos de autor na música

  • ECO Seguros
  • 8 Março 2020

O número possível de composições musicais constitui um universo finito, um algoritmo está prestes a resolver o dilema dos direitos autorais, uma área que integra os seguros de propriedade intelectual.

A área dos direitos autorais na indústria da música tem-se revelado um verdadeiro ‘campo minado’ para muitos artistas e criadores. Partindo desta evidência e com a esperança de acabar para sempre com os processos litigiosos de direitos autorais da música, um par de advogados anunciou a criação de um algoritmo que vai abranger todas as melodias musicais existentes e já estão a preparar o catálogo de músicas para o colocar em domínio público, adianta a página de conteúdos científicos www.iflscience.com.

O advogado, músico e programador Damien Riehl diz que a ideia surgiu da descoberta de que todos os cantores e compositores estão essencialmente a caminhar num “campo minado melódico” devido ao fato de o número de melodias que podem existir ser um número finito.

Isto significa que a cada nova música, as hipóteses de criar uma melodia que seja única diminuem, e o potencial para escrever uma composição que já tenha sido gravada por outra pessoa aumenta, observa a mesma fonte.

Numa palestra recente, Riehl explicou que a questão não seria um problema se não fosse pela “natureza ridícula das leis de direitos autorais”, que afirmam que uma música se torna um direito autoral no momento em que é gravada. Isto realça a possibilidade de “violação subconsciente” que pode ocorrer “quando um artista pode ter que pagar direitos a outro, mesmo que afirme nunca ter ouvido a música que é acusado de copiar”.

Assim, o programa informático proposto vai facilitar a resolução de litígios de indemnização que implicam muitas carteiras de seguro na área da propriedade intelectual, em particular na atividade de criação musical.

A propriedade intelectual abrange diversas atividades e riscos associados a interesses de partes e terceiros, desde patentes, licenças, produção industrial, internet, publicidade, marcas, edição de arte e suportes de comunicação.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Algoritmo quer resolver direitos de autor na música

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião