5 coisas que vão marcar o dia

Como está a evoluir a avaliação das casas para efeitos da concessão de crédito? O INE responde esta sexta-feira.

Num momento em que a pandemia de coronavírus está a obrigar milhares de europeus a ficarem confinados em casa, o Eurostat publica os dados sobre a percentagem de cidadãos que procuram informação sobre saúde na Internet. E como está a evoluir a avaliação das casas para efeitos de concessão de crédito? O INE responde, esta sexta-feira. O dia fica ainda marcado pela reação dos mercados às medidas saídas do Conselho Europeu para lutar contra o surto de Covid-19 e pela apresentação do novo leilão de capacidade solar em Portugal.

A avaliação das casas continua a subir?

O Instituto Nacional de Estatística publica, esta sexta-feira, o inquérito à avaliação bancária na habitação relativo a fevereiro deste ano. No primeiro mês de 2020, a avaliação das casas atingiu um máximo de mais de uma década, ao tocar nos 1.330 euros por metro quadrado. Este foi o 34.º mês consecutivo de subida do valor que os bancos atribuem às casa para efeitos de concessão de crédito. Em comparação com dezembro de 2019, o aumento nesse mês foi de nove euros. Já em comparação com o período homólogo o aumentou foi de 8,5%, o equivalente a 104 euros.

Leilão da capacidade solar em Portugal

Para esta sexta-feira está marcada a sessão pública de apresentação do novo leilão de capacidade solar em Portugal. O evento tem início às 15h00 e contará com a participação do secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba. Durante a sessão, Carlos Magno, da Direção-Geral de Energia e Geologia explicará as regras do leilão, Nuno Silva, da Afry, o modelo, Jorge Simão, da OMIP, a plataforma de licitação e João Brás, da ADENE, o portal de candidatura.

Procurar informação de saúde online

O gabinete de estatísticas da União Europeia publica, esta sexta-feira, os dados relativos às atividades e pesquisas mais feitas na Internet, especialmente no que diz respeito à procura por informação relacionada com a saúde. De acordo com o Eurostat, no último ano, 53% dos cidadãos europeus entre os 16 anos e os 74 anos usaram as ferramentas digitais para encontrar este tipo de informação. Em Portugal, a percentagem era mais baixa: 49%.

Como está a evoluir surto de coronavírus em Portugal?

A Direção-Geral da Saúde divulga, esta sexta-feira, mais uma versão atualizada do boletim que dá conta do número de casos confirmados de infeção por coronavírus em Portugal. É atualizado também o número de vítimas mortais. Até esta quinta-feira, tinham sido verificados no país 3.544 infetados, mais 549 casos que no dia anterior. Portugal está atualmente em fase de mitigação, o que trouxe novidades não só na abordagem aos doentes de Covid-19, mas também uma nova definição de “caso suspeito”.

Mercados reagem ao Conselho Europeu

As líderes da União Europeia estiveram reunidos esta quinta-feira para discutir as respostas comunitárias à pandemia de coronavírus. Entre os vários pontos em debate, estiveram os chamados “coronabonds”, isto é, um possível acordo de mutualização de dívida, neste período mais crítico das economias europeias. Na quarta-feira, Portugal e mais oito Estados-membros já tinham apelaram ao presidente do Conselho Europeu, Charles Michel de modo a que se procurasse avançar com este novo instrumento. Os mercados reagem, esta sexta-feira, aos passos dados nesse sentido na reunião do Conselho Europeu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião