Mediação de Seguros: Exames já podem acontecer à distância

  • ECO Seguros
  • 19 Abril 2020

O regulador estende à avaliação final obrigatória a possibilidade de ser realizada por meios eletrónicos. É um regime extraordinário para responder às limitações Covid-19.

A ASF- Autoridade de Supervisão de Seguros Fundos de Pensões passou a autorizar a realização à distância de exames obrigatórios para mediadores de seguros. Este regime de avaliação não Presencial é aplicável quando “por motivos de força maior, nomeadamente de saúde pública, se verifiquem constrangimentos em relação à realização da prova escrita de avaliação final”.

O regulador explica que a acontecer esta situação “a entidade formadora deve garantir que o acesso ao exame pelos formandos é feito através de um sistema de autenticação e que o exame é acompanhado remotamente e em tempo real por um responsável da entidade formadora”.

Sujeito previamente a consulta pública, este Aditamento à Norma Regulamentar n.º 6/2019-R, acolheu uma sugestão preventiva de fraude. Assim, a ASF dispõe que a autenticação do examinado “é realizada através do recurso a meios tecnológicos que permitam o contacto visual com os formandos durante a realização do exame, permitindo a identificação dos mesmos”.

A ASF já tinha permitido a realização de formação à distância, mesmo em situações que dispensam prova de avaliação final. No entanto, exige que com antecedência às entidades formadoras a discriminação dos módulos e formandos serão abrangidos pela formação à distância.

O aditamento à norma regulamentar pode ser visto aqui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mediação de Seguros: Exames já podem acontecer à distância

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião