Novabase paga 20 milhões à Vodafone para ficar com totalidade da Celfocus

A Novabase aceitou pagar 20 milhões de euros à Vodafone Portugal por 45% da Celfocus, uma empresa de tecnologia de comunicações. Valor do negócio poderá ascender a 27,5 milhões.

A Novabase NBA 0,00% anunciou esta sexta-feira que chegou a um acordo com a Vodafone Portugal para a compra de uma posição de 45% na Celfocus por 20 milhões de euros. Com esta aquisição, passará a deter a totalidade da empresa de tecnologia de comunicações. O valor do negócio poderá subir até aos 27,5 milhões em função dos serviços que foram contratados pela Vodafone Portugal nos próximos três anos.

“O preço inicial acordado para a totalidade das ações detidas pela Vodafone Portugal é de 20 milhões de euros, pago no prazo de cinco dias úteis”, informa a tecnológica liderada por João Nuno Bento em comunicado enviado ao mercado.

“No entanto, em virtude de eventuais ajustamentos anuais, até 2023, associados a garantias de contratação de serviços por parte da Vodafone Portugal de 10 milhões de euros anuais durante três anos, poderá existir um ajustamento de preço adicional de 7,5 milhões, pago em serviços, pelo que o preço total final poderá ascender a um máximo de 27,5 milhões”, acrescenta a Novabase.

Criada em 2000, a Celfocus, que resultou de uma joint-venture entre a Novabase e a Vodafone, conta com mais de 650 colaboradores, tendo gerado um volume de negócios de 65 milhões de euros e um EBITDA de 6,3 milhões em 2019. Apresenta ainda uma posição de caixa de 16,1 milhões, de acordo com a informação prestada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

“Estamos muito satisfeitos por ter alcançado este acordo com o nosso parceiro de longa data Vodafone Portugal, para a venda da sua participação na Celfocus”, referiu João Nuno Bento.

“Deter a propriedade da totalidade do capital é um elemento chave da nossa visão NextGen e no qual tínhamos interesse já há algum tempo. A partir de agora poderemos alocar recursos e explorar sinergias dentro do Grupo Novabase de uma forma mais eficiente”, acrescenta o CEO.

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