Consumo de gasolina caiu mais de 20%. Procura por diesel desceu 12,3%

  • Lusa
  • 30 Abril 2020

Apetro alerta para quedas potenciais em abril "do dobro" das já verificadas durante o mês de março.

O consumo de produtos petrolíferos desceu durante a pandemia, sendo que em março o de gasolina caiu 20,9% e o de gasóleo 12,3% segundo a Apetro, que alerta para quedas potenciais em abril “do dobro” das já verificadas.

“Comparando o primeiro trimestre de 2020 com o período homólogo, a gasolina desceu cerca de 14,9 mil toneladas (-6,1%), o gasóleo diminuiu 69,8 mil toneladas (-5,8%), e o Jet 20,6 mil toneladas (-6,7%). O GPL [Gás de Petróleo Liquefeito] e outros registaram uma diminuição de 2,5 mil toneladas (-1,3%)”, salientou a Associação Portuguesa de Empresas Petrolíferas (Apetro) numa nota hoje divulgada.

Mas considerando apenas o mês de março, os dados apontam para “uma redução significativa” face ao mês homólogo, de cerca de 17,4 mil toneladas (-20,9% para a gasolina) e menos 49,2 mil toneladas (-12,3%) para o gasóleo.

Por sua vez, em março, o jet, combustível usado na aviação, apresentou uma redução ainda mais significativa, com menos 37,9 mil toneladas (-34,3%). Pelo contrário, o GPL e outros aumentaram 4,6 mil toneladas (+7,9%), segundo a Apetro.

A associação alertou ainda para o facto de que “atendendo a que o impacto mais significativo apenas se verificou na segunda metade de março, as quebras em abril poderão ser cerca do dobro das verificadas em março, portanto de uma grandeza muito significativa”.

Em comunicado, a entidade indicou que “decidiu publicar um resumo do consumo da gasolina, gasóleo, jet e GPL e outros, com dados para o primeiro trimestre de 2020 e homólogo, baseado no mapa das introduções ao consumo, publicado pela ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético)” para perceber o impacto da pandemia de Covid-19.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo de gasolina caiu mais de 20%. Procura por diesel desceu 12,3%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião