5 coisas que vão marcar o dia

Economia e contas públicas portuguesas antes do vírus vão estar em análise com novos dados económicos e o parecer sobre a Conta Geral do Estado.

Os ministros das Finanças da Zona Euro encontram-se com a missão pós-programa a Portugal na agenda. No mesmo dia, serão conhecidos novos dados sobre as exportações e importações nacionais e o Parlamento vai falar sobre os “erros” encontrados pelo Tribunal de Contas na Conta Geral do Estado de 2018. No campo empresarial, as elétricas reagem à apresentação de resultados.

Ecofin discute economia portuguesa

Os ministros das Finanças reúnem-se esta sexta-feira em mais um encontro virtual do Eurogrupo. Desta vez, a economia portuguesa é um dos temas em agenda já que o país foi alvo de uma missão pós-programa da Comissão Europeia. A visita foi feita em fevereiro, antes de o surto de Covid-19 chegar à Europa, mas já na altura os técnicos identificavam “pressões” na despesa pública. Outro tema em foco será a situação económica na Zona Euro, no seguimento da divulgação das previsões de primavera da Comissão Europeia.

Lagarde fala da reabertura da economia

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, vai participar na reunião do Eurogrupo, bem como participar numa conferência online organizada pelo Instituto Universitário Europeu na qual irá discursar sobre políticas económicas no rescaldo da pandemia. Durante a manhã, a autoridade monetária da Zona Euro vai também divulgar dados sobre o acesso das empresas europeias a financiamento.

Exportações penalizadas pelo vírus

Em termos de dados económicos, o principal destaque vão ser as estatísticas do comércio internacional referentes a março de 2020. O relatório divulgado, às 11h, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) vai permitir avaliar já perceber o impacto do coronavírus nas exportações e importações nacionais. Além disso, o INE publica ainda o Índice de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas na Indústria no mesmo mês.

TdC pronuncia-se sobre Conta Geral do Estado

No Parlamento, está marcada uma audição do Tribunal de Contas focada na apreciação do parecer sobre Conta Geral do Estado de 2018. A audição acontece depois de a instituição liderada por Vítor Caldeira ter entregado um parecer sobre o fecho das contas públicas de 2018 em que aponta “erros materialmente relevantes”.

Elétricas reagem à apresentação de contas

Na bolsa de Lisboa, o foco vão ser as elétricas, após os resultados. A EDP Renováveis lucrou 62 milhões de euros nos primeiros três meses do ano, um ligeiro aumento face ao mesmo período do ano passado explicado pelo menor impacto da fiscalidade, enquanto a EDP revelou um forte crescimento dos lucros, de 45%, para 146 milhões, num período em que o confinamento teve um “impacto reduzido”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião