BCP toca mínimo histórico nos 8,86 cêntimos. Lisboa cai quase 2%

A bolsa de Lisboa encerrou em terreno negativo pela terceira sessão consecutiva, penalizada pelo banco liderado por Miguel Maya, que nunca valeu tão pouco. A família EDP impediu uma queda maior.

A bolsa de Lisboa encerrou com perdas pela terceira sessão consecutiva, com a maioria das 18 cotadas no “vermelho”. A penalizar o desempenho do índice de referência nacional estiveram as ações do BCP, que atingiram um novo mínimo histórico. Pelo contrário, a impedir uma queda mais acentuada da bolsa esteve a família EDP.

O PSI-20 desvalorizou 1,81% para 4.077,15 pontos, a cotação mais baixa desde 8 de abril. Contrariamente à última sessão, Lisboa acompanhou a tendência das restantes praças europeias, que também desvalorizaram. O Stoxx 600 recuou 1,93% para os 334 pontos.

De entre as cotadas nacionais, quase todas encerraram com perdas. Destaque para os títulos do BCP, que perderam 4% para 8,86 cêntimos, batendo mínimos de sempre. Este desempenho do banco liderado por Miguel Maya acontece depois de o CaixaBank / BPI ter cortado o preço-alvo das ações de 11 cêntimos por ação (contra a anterior estimativa de 25 cêntimos), devido ao impacto do coronavírus.

BCP fecha abaixo dos 9 cêntimos

A penalizar o índice de referência nacional esteve ainda a Galp Energia, que recuou 2,92% para 9,718 euros, encerrando no vermelho pela quarta sessão consecutiva. Este desempenho acontece num dia em que o preço do barril de petróleo está a desvalorizar nos mercados internacionais: o Brent perde 0,97% para 29,66 dólares e o WTI cai 1,01% para 25,50 dólares.

Ainda nas quedas, destaque para as cotadas do setor do papel. A Navigator recuou 5,5% para 2,096 euros, a Semapa perdeu 5,09% para 8,02 euros, e a Altri desvalorizou 0,28% para 4,268 euros.

Pelo contrário, a impedir uma queda mais expressiva do PSI-20 estiveram as ações da EDP, que somaram 1,75% para 3,963 euros, e as da EDP Renováveis que avançaram 1,05% para 11,56 euros. A maior subida desta sessão coube à REN, que valorizou 2,66% para 2,51 euros.

(Notícia atualizada às 16h58 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP toca mínimo histórico nos 8,86 cêntimos. Lisboa cai quase 2%

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião