Wall Street avança com esperança na reabertura económica

  • Lusa
  • 27 Maio 2020

Os mercados norte-americanos fecharam a sessão desta quarta-feira em "terreno positivo", com os investidores animados com o desconfinamento da economia

A bolsa nova-iorquina encerrou esta quarta-feira em alta clara, com os investidores animados pela esperança de um reinício progressivo da economia sem complicações de maior e à medida que são levantadas as restrições decididas para conter a pandemia.

Os resultados definitivos da sessão indicam que o índice seletivo Dow Jones Industrial Average subiu 2,21% para os 25.248,27 pontos, enquanto o tecnológico Nasdaq progrediu 0,77% para os 9.412,36. Da mesma forma, o alargado S&P500 valorizou 1,46% para as 3.036,13 unidades.

Na sessão desta quarta-feura, pela primeira vez desde o início de março, o Dow Jones terminou acima dos 25 mil pontos e o S&P500 dos três mil. “Com a ideia de que a economia está a chegar a um ponto de viragem, vê-se que os investidores se interessam por um número crescente de títulos”, observou Quincy Krosby, da Prudential Financial.

As ações particularmente afetadas no ponto mais alto da crise sanitária voltam a ser desejadas, como as da Disney, que fechou a subir 0,48%, das companhias de cruzeiro, como a Carnival (cujos títulos subiram5,90%), ou das transportadoras aéreas, como a United Airlines, que terminou a progredir 3,89%.

Ao contrário, as empresas que têm beneficiado em bolsa da suspensão da atividade económica estiveram menos brilhantes, em particular no setor da tecnologia, com a Amazon a recuar 0,47%, o serviço de videoconferência Zoom 1,24% e as empresas de bicicletas Peloton 1,51%.

Na frente dos indicadores, alguns têm-se mostrado encorajadores nos últimos dias, notou esta analista, mencionando a alta ligeira da apresentação de candidaturas a crédito imobiliário. “Podemos perguntar porquê, mas é um facto, os norte-americanos continuam a projetar e comprar casas”, comentou. “É sinal de uma confiança certa no mercado de emprego, não a curto prazo, bem entendido, mas a médio prazo”, acrescentou.

Por outro lado, os investidores continuam a apostar nos estímulos avançados pelas autoridades, além do apoio contínuo da Reserva Federal. A Comissão Europeia apresentou, esta quarta-feira, um plano de ajuda excecional, com um fundo de 750 mil milhões de euros, para apoiar a economia europeia, afetada pelo novo coronavirus. Nos EUA, os intervenientes no mercado foram encorajados pelas declarações do chefe da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, que evocou um novo plano de apoio massivo à economia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street avança com esperança na reabertura económica

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião