Bolsa de Lisboa segue rally europeu. Galp e BCP disparam

O PSI-20 valorizou quase 2,5%, em linha com os pares europeus num dia marcado pelo lançamento do programa de compra de dívida de empresas pela Reserva Federal dos EUA.

A bolsa nacional encerrou em forte alta, acompanhando o rally europeu num dia marcado pelo lançamento do programa de compra de dívida de empresas pela Reserva Federal dos EUA (Fed), como forma de combater os efeitos económicos da pandemia. O PSI-20 disparou quase 2,5%, suportado nos ganhos de quase 4% do BCP e de perto de 3% da Galp.

O PSI-20 valorizou 2,44%, para os 4.432,27 pontos, com apenas um título a fechar no vermelho: a Pharol. Na Europa, os ganhos foram transversais aos principais índices bolsistas, com o Stoxx 600 — que agrega as 600 maiores capitalizações bolsistas do Velho Continente — a acelerar 3,2%.

A Fed vai começar a comprar obrigações de empresas, através da facilidade de crédito empresarial de mercado secundário (SMCCF), uma das várias facilidades de emergência recentemente lançadas pelo banco central dos EUA para reforçar a liquidez. Um passo em frente no sentido de apoiar a maior economia do mundo que, segundo revelou Jerome Powell perante o Senado, apesar dos progressos ainda enfrenta muita incerteza em termos daquele que será o “timing e força” da recuperação.

Por Lisboa, o BCP destacou-se pela positiva, com as suas ações a avançarem 3,93%, para 11,64 cêntimos. No mesmo sentido, a Galp Energia sobressaiu com uma valorização de 2,72%, para os 10,94 euros, alinhada com o avanço das cotações do “ouro negro”. O Brent chegou a cotar acima da fasquia dos 41 dólares por barril.

No restante setor da energia, a EDP Renováveis somou 1,39%, para 11,64 euros, enquanto a casa-mãe, a EDP, que foi considerada a marca mais valiosa em Portugal, avançou uns ligeiros 0,37% para 4,085 euros.

Já a Nos encabeçou as subidas do PSI-20, com as suas ações a dispararem 4,5%, para os 3,904 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bolsa de Lisboa segue rally europeu. Galp e BCP disparam

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião