Energia impulsiona bolsa de Lisboa. Jerónimo impede maiores ganhos

A bolsa nacional subiu mais de 0,7% na primeira sessão da semana, impulsionada pelas cotadas do setor da energia. A Jerónimo Martins, por seu lado, travou maiores ganhos.

A bolsa de Lisboa encerrou a primeira sessão da semana em terreno positivo, com a maioria das cotadas a valorizar. A contribuir para este desempenho do principal índice bolsista nacional estiveram as ações do setor energético, mas também as do CTT, que somaram mais de 2%. No lado oposto, a impedir uma subida ainda mais expressiva da bolsa estiveram os títulos da Jerónimo Martins.

O PSI-20 avançou 0,77% para 4,392.67 pontos, depois de ter fechado a semana passada com uma perda de 0,33%. De entre as 18 cotadas nacionais, apenas três terminaram esta sessão no vermelho, enquanto uma se manteve inalterada.

A impulsionar o desempenho do índice de referência nacional estiveram as ações do setor energético. A EDP valorizou 1,33% para 12,16 euros, enquanto a EDP Renováveis somou 1,6% para 4,247 euros.

Elétrica liderada por António Mexia mantém sentimento positivo

Destaque ainda para a Galp Energia que avançou 0,29% para 10,43 euros, no dia em que o preço do barril de petróleo está a valorizar nos mercados internacionais. O Brent, cotado em Londres, soma 1,15% para 41,40 dólares, enquanto o WTI, no Texas, sobe 1,48% para 39,06 dólares.

Nos pesos pesados, destaque ainda para o BCP que subiu 0,47% para 0,108 euros. Ainda nas subidas, a representar a maior subida desta sessão, estiveram os CTT ao valorizar 2,61% para 2,16 euros.

No lado oposto, a impedir uma subida mais acentuada do índice, estiveram os títulos da Jerónimo Martins que recuaram 0,13% para 15,765 euros, assim como os da Sonae Capital, que desceram 1,17% para 0,506 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Energia impulsiona bolsa de Lisboa. Jerónimo impede maiores ganhos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião