Seguradora Saham Angola faz aumento de capital

  • ECO Seguros
  • 2 Agosto 2020

A segunda maior seguradora a operar em Angola recapitalizou-se para enfrentar os riscos da crise provocada pela pandemia (Covid-19).

A Saham Angola Seguros, parte do conglomerado financeiro sul-africano Sanlam, aumentou o capital social de 5,5 mil milhões para 7,4 mil milhões de kwanzas (cerca de 11 milhões de euros), disse o diretor geral da companhia, Andre Philippe Alliali-Die, ao Jornal de Angola.

“A Saham reajustou o seu modelo, de acordo com as novas mudanças do mercado e dos investimentos a solidificar.” Citado pelo órgão de comunicação angolano, Philippe Alliali, a liderar a Saham há cerca de um ano, explicou que, “para quem quer investir” num negócio com grande risco o “melhor é ampliar o capital”.

“Nos últimos três meses, muitos cidadãos e empresas não têm estado a atualizar o seguro dos veículos, outros estão a propor liquidar a dívida em prestações, porque a Covid-19 veio desestabilizar a economia mundial, afetando as finanças das empresas e das pessoas”, referiu.

Estamos otimistas em ver o setor da agricultura como futuro dos nossos serviços, além das tradicionais indústrias, como petroquímica”, disse o gestor acrescentando que o grupo dispõe de uma subsidiária especializada em seguros agrícolas – a Santam Agri – que atua no seguro agrícola.

Depois de expansão em torno de 1,5% no setor angolano de seguros, em 2019, a Saham Angola acredita que o mercado possa contrair 5% este ano, refere a publicação.

De acordo com dados do regulador local (ARSEG), a Saham é a segunda maior companhia a operar no mercado angolano. Os dados mais recentes (2018) colocavam a estatal Ensa Seguros no topo do ranking, com 34% da produção, seguida da Saham (15% do volume de prémios emitidos).

A Saham angolana, anteriormente parte da marroquina Saham Finances (adquirida em 2018 pela sul-africana Sanlam), integra atualmente o universo da Sanlam Pan Africa, por sua vez parte do conglomerado financeiro sul-africano Sanlam Group.

O grupo Sanlam detém subsidiárias internacionais e participadas que operam marcas e serviços financeiros diversificados. A Sanlam Pan Africa integra uma das divisões do grupo, operando seguros gerais, ramo Vida e resseguros em mais de 30 de países africanos.

A matriz sul-africana sediada na Cidade do Cabo (Sanlam Group) abarca seguros e vários outros negócios, desenvolvendo operações e interesses que se estendem à Ásia, Médio Oriente, América do Norte, Reino Unido e Austrália.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Seguradora Saham Angola faz aumento de capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião