Dia volátil nas bolsas. EDP trava perdas no PSI-20

A praça lisboeta negoceia junto da linha de água na última sessão da semana. As cotadas da família EDP valorizam, ajudando a travar quedas maiores do índice nacional.

A praça lisboeta arrancou a última sessão da semana a prolongar as perdas do dia anterior, penalizada pelas empresas do setor papeleiro e por alguns dos “pesos pesados” da bolsa, BCP e Galp Energia, mas acabou por conseguir ficar acima da linha de água. No Velho Continente, o dia começa misto, com as principais praças a oscilarem entre “terreno” verde e vermelho.

O índice de referência nacional caiu 0,29% para os 4.365,63 pontos no arranque da sessão, mas inverteu a tendência e sobe 0,09%. Entre as 18 cotadas do PSI-20, várias permanecem inalteradas, cerca de metade encontra-se a valorizar.

As empresas do setor da pasta e papel destacam-se nas perdas. A Semapa recua 2,13% para os 7,80 euros, a Altri desvaloriza 0,41% para os 4,36 euros e a Navigator perde 0,18% para os 2,196 euros. A penalizar o índice nacional encontra-se também a Galp Energia, que recua 0,75% para os 9,24 euros, bem como o BCP, que cai 0,20% para os 0,1014 euros.

Por outro lado, a família EDP está a valorizar, travando perdas do índice, no dia em que são anunciado os resultados do aumento de capital da EDP e é conhecido que Mexia e Manso Neto já pagaram a caução. Os títulos da EDP sobem 0,32% para os 4,424 euros, enquanto os da EDP Renováveis avançam 0,29% para os 13,94 euros. A REN está também em alta, a ganhar 0,41% para os 2,455 euros.

Pela Europa, não há uma tendência clara no arranque desta sessão. Enquanto o índice pan-europeu Stoxx 600, bem como o francês CAC 40, começam o dia na linha de água, o espanhol IBEX 35 e o britânico FTSE 100 caem 0,1%. Já o alemão DAX sobe 0,3%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Dia volátil nas bolsas. EDP trava perdas no PSI-20

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião