Indra equipa veículos 8×8 do exército espanhol com sistema inteligente no valor de 150 milhões de euros

  • Europa Press
  • 31 Agosto 2020

O sistema permite posicionar a indútria da defesa espanhola no mercado internacional e contribuirá para a criação de cerca de 8.750 postos de trabalho.

A Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, vai equipar 348 Veículos de Combate com Rodas (VCR) 8×8 Dragon com um avançado sistema de missão e arquitetura eletrónica de última geração. Dessa forma, os veículos adquiridos pelo Ministério da Defesa do Governo espanhol, terão um elevado grau de segurança. A operação ascende a mais de 150 milhões de euros durante a primeira fase do projeto, informou a empresa.

A empresa tecnológica está a participar numa solução para fornecer a torre do VCR 8×8 Dragon. Se esta solução for selecionada, a empresa aumentará a sua participação, fornecendo a tecnologia optrónica e a direção de tiro com calculadoras balísticas, assegurando a total soberania nacional da torre.

Segundo a Indra, o sistema de missão é “a peça-chave” para converter o VCR 8×8 Dragon no veículo com a maior componente digital do mercado e assegurar a sua superioridade, estando ao nível da mecânica, blindagem ou armamento que tradicionalmente tinha mais importância.

De acordo com a Ministra da Defesa espanhola, Margarita Robles, o contrato é “um marco histórico”, uma vez que “é essencial para o Exército”. Além disso, representa uma aposta numas “Forças Armadas bem equipadas e preparadas”.

A Indra realizará a operação através da TESS Defence, da qual é sócia, juntamente com Santa Bárbara, Sapa Placencia e Escribano Mechanical & Engineering, e à qual o Ministério da Defesa adjudicou a produção dos veículos, com prazo de entrega de sete anos.

Com esta assinatura, pretende-se atingir o objetivo de 70% de participação da indústria nacional na fase de desenvolvimento e produção do VCR 8X8 e será gerida e mantida a Autoridade de Design do veículo, garantindo no futuro o apoio ao seu ciclo de vida. Este projeto nasce com uma clara vocação de exportação que permitirá posicionar internacionalmente a indústria espanhola de defesa num mercado altamente competitivo, salientou o Ministério.

Do ponto de vista da soberania nacional

Além disso, a empresa valorizou que este é o elemento mais importante do ponto de vista da soberania nacional, uma vez que “o controlo do sistema por uma empresa espanhola como a Indra permitirá abordar todas as modernizações e desenvolvimentos futuros sem a dependência de terceiros”.

O sistema de missão da Indra permite o desenvolvimento da sua função num cenário cada vez mais colaborativo, onde a informação tática é partilhada por forças geograficamente dispersas para cumprir a missão.

A empresa facilitará aspetos-chave como a informação gerada pelos sensores para acelerar o processo de tomada de decisão, melhorar a sincronização, tomar consciência da situação e agir enquanto as forças sobrevivem nas diferentes operações no que seria um ciclo de operação completo, desde o planeamento (ORBAT) ao debriefing, incluindo a execução ou gestão da missão.

Para isso, o sistema possui uma infraestrutura eletrónica de alto desempenho e uma poderosa capacidade para processar, analisar e armazenar informação, tanto do equipamento a bordo como da informação relevante para a missão.

Além de implementar o sistema de missão e a arquitetura eletrónica, a Indra será responsável pela manutenção e apoio do ciclo de vida do veículo e ajudará na sua comercialização internacional.

Este programa impulsionará a competitividade da indústria nacional e contribuirá para a criação de aproximadamente 8.750 postos de trabalho, incluindo empregos diretos, indiretos e induzidos, especialmente nas Astúrias, Sevilha, Guipúzcoa e Madrid.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Indra equipa veículos 8×8 do exército espanhol com sistema inteligente no valor de 150 milhões de euros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião