Crédito automóvel acelera para máximos de um ano. Foram quase 283 milhões em julho

Em julho, foram concedidos 282,5 milhões de euros em crédito automóvel, tratando-se do valor mais elevado desde o mesmo mês do ano passado.

A concessão de crédito para comprar carro continua a recuperar após os mínimos atingidos em abril devido à pandemia. Em julho, os bancos e as financeiras concederam 283 milhões de euros em crédito automóvel, tratando-se do valor mais elevado desde o mesmo mês do ano passado. O automóvel foi mesmo o principal motor do crescimento da concessão de crédito ao consumo, que se tem aproximado de níveis anteriores à pandemia.

Dados divulgados esta terça-feira pelo Banco de Portugal indicam que os portugueses foram buscar aos bancos e às financeiras 537,2 milhões de euros em empréstimos para consumo, em julho. Este montante corresponde a um aumento de 27,8% face aos 424,4 milhões de euros que se tinham verificado no mês anterior e é o mais elevado desde o mês de março, quando a chegada da pandemia a Portugal ditou o confinamento. Face ao período homólogo, o cenário é contudo de quebra de 5,4% nos valores concedidos.

No caso do crédito automóvel, o mês de julho destaca-se pelo acentuado aumento na concessão, que acompanha a recuperação das vendas de carros. Foram concedidos 282,5 milhões de euros em empréstimos com esse fim, um aumento de quase 28% face ao mês anterior. Este reforço permitiu colocar o montante em máximos de um ano, próximo dos 298,6 milhões de euros registados em julho do ano passado.

Automóvel como motor do aumento do crédito ao consumo

Fonte: Banco de Portugal

Foi o terceiro mês consecutivo em que a concessão de crédito automóvel recuperou após o mínimo de 71,2 milhões de euros que se verificaram em abril, mês em que os portugueses estiveram em confinamento e os stands de venda de automóveis encerrados ao público.

O aumento dos novos empréstimos registado em julho foi transversal às diferentes finalidades de crédito automóvel. Para a aquisição de usados, os portugueses foram buscar 192 milhões de euros aos bancos e às financeiras, um aumento de 23% face a junho. Já para a aquisição de carros novos, o valor concedido foi 90,5 milhões, um aumento de 38% face a junho.

Também os outros créditos pessoais — categoria onde se incluem financiamentos para a aquisição de férias, artigos para o lar e eletrodomésticos, por exemplo — contribuíram para o crescimento do crédito ao consumo concedido em julho. Foram concedidos 174,6 milhões de euros com esse fim, um aumento de 25,36% face a junho, sendo ainda o montante mais alto desde março.

No crédito pessoal, mas com finalidade educação, saúde, energias renováveis e locação financeira de equipamentos, o valor concedido foi de 6,57 milhões de euros, 33% acima do registo de junho.

Os cartões de crédito também foram mais utilizados pelos portugueses no mês que marca o arranque do segundo semestre. Foram disponibilizados 73,5 milhões de euros em crédito com esse fim, uma subida de 34,4% face a junho.

(Notícia atualizada às 11h40)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito automóvel acelera para máximos de um ano. Foram quase 283 milhões em julho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião