Wikipédia vai ter novo “look” para PC, a primeira mudança em dez anos

A equipa da Wikipédia está a preparar melhorias ao aspeto da "enciclopédia livre", que pretende lançar ao longo dos próximos meses. É a primeira mudança de aspeto em PC dos últimos 10 anos.

Todos os dias, milhões de pessoas vão à Wikipédia para saber coisas tão distintas como quem foi Freddie Mercury ou o que se passou no desastre de Chernobil. Agora, a versão da “enciclopédia livre” para computador prepara-se para ser alvo da primeira mudança de aspeto numa década.

O esquema geral do site deverá manter-se, mas foram propostas diversas alterações com vista a aproximar ainda mais o site dos novos utilizadores. Uma das novidades incrementais é a possibilidade de esconder o menu lateral da Wikipédia, mas há também melhorias no motor de busca da plataforma e o logótipo é reduzido em dimensão, segundo o The Verge.

Uma das novidades é a possibilidade de “colapsar” o menu lateral.Wikipédia

De acordo com a Fundação Wikimedia, estas e outras alterações vão ser lançadas gradualmente ao longo de um “longo período de tempo”, permitindo que os utilizadores testem as novas funcionalidades antes de chegarem ao público de uma forma mais geral. É suposto o processo ser concluído até ao final de 2021.

“O design do desktop é particularmente importante para novos utilizadores que entraram na internet pela primeira vez ao longo da última década. Para estes utilizadores, várias das muitas funcionalidades podem ser complexas e difíceis de entender”, justifica a Wikipédia num artigo onde anuncia as mudanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wikipédia vai ter novo “look” para PC, a primeira mudança em dez anos

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião