BCP recua, bolsa nacional em queda

A bolsa portuguesa arrancou a semana em queda, com o BCP a condicionar a negociação em Lisboa. No último dia em que os títulos negoceiam com direito para o aumento de capital, as ações estão a cair.

A bolsa nacional arrancou a semana em terreno negativo. A praça portuguesa está a acompanhar a tendência de queda dos restantes mercados europeus, numa sessão em que o foco estará no desempenho do BCP que negoceia hoje pela última vez com os direitos do aumento de capital de 1.300 milhões de euros.

O índice de referência nacional, o PSI-20, abriu a perder 0,16% para 4.607,97 pontos, registando-se quedas na ordem dos 0,2% a 0,6% em alguns dos principais mercados da Europa. A condicionar a negociação está o BCP.

Os títulos do banco deixam de negociar sem os direitos já na sessão desta terça-feira. Por cada ação detida, os acionistas recebem um direito à subscrição de 15 novas ações ao preço de 9,4 cêntimos cada. O BCP segue a cair 0,92% para 86 cêntimos.

Em queda, num dia em que os juros da dívida portuguesa voltam a subir — a taxa a 10 anos está nos 3,92% –, estão também a EDP e a EDP Renováveis, que caem 0,22% e 0,55%, respetivamente. A Galp Energia segue estável nos 14,45 euros.

A Jerónimo Martins também pesa no índice, já as empresas da pasta e papel avançam. A Semapa está a ganhar mais de 1%, enquanto a Navigator soma 0,03%. A Altri, que assina hoje contratos no valor de 125 milhões de euros, recua 0,05%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

BCP recua, bolsa nacional em queda

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião