Ageas vende os 50,1% que detinha numa parceria com Tesco Bank

  • ECO Seguros
  • 15 Outubro 2020

A Ageas UK vai receber 125 milhões de libras esterlinas (cerca de 127 milhões de euros) pela venda de posição maioritária em empresa conjunta formada com subsidiária do Tesco Bank.

A Ageas UK Ltd (Ageas) e a Tesco Personal Finance Plc (Tesco Bank) alcançaram um acordo através do qual a subsidiária britânica do grupo segurador belga aliena os 50,1% que detinha na Tesco Underwriting Ltd, por um montante total de 104 milhões de libras esterlinas (114 milhões de euros), quantia que será financiada com recurso às reservas do banco do universo Tesco Plc.

O valor acordado poderá ser ajustado para cima, quando a transação for concluída (no 2º trimestre de 2021), em função de eventual reavaliação de ativos e desempenho do negócio. A adicionar aos 104 milhões, a Ageas será ainda reembolsada em 21 milhões de libras (cerca de 23 milhões de euros) por um empréstimo concedido internamente, detalha um comunicado do grupo segurador internacional. Por seu lado, por via do acordo, o Tesco Bank assumirá controlo integral da Tesco Underwriting com objetivo expresso de potenciar os produtos e soluções de seguros que a companhia britânica oferece aos clientes nos diversos formatos de retalho, ficando assegurado que a Ageas apoiará a fase de transição.

Chegado o momento de entregar o controlo da joint venture (jv) ao parceiro britânico, Ant Middle, CEO da Ageas UK, manifestou orgulho pelo percurso conjunto e pela equipa que o liderou, referindo: O sucesso da Tesco Underwriting nos últimos dez anos é prova das nossas competências para a construção de parcerias fortes. Há trabalho a fazer para uma transição tão suave quanto possível e desejamos ao Tesco Bank todo o sucesso na tarefa de melhorar ainda mais a sua proposta de seguros”.

No final de junho de 2020, de acordo com números relativos à participação detida pela Ageas, a Tesco Underwriting apresentava um book value de 100 milhões de euros, tendo gerado lucros de 13 milhões de euros no final de 2019. Com o desinvestimento na Tesco Underwriting Ltd, a Ageas UK vai centrar-se na sua atividade principal, desenvolvendo parcerias junto de corretores e no negócio direto.

A parceria estabelecida em 2010 servia sobretudo a atividade de subscrição em produtos de seguro como o Car and Home (do Tesco Bank), que se tornaram populares entre os clientes do grupo Tesco. Através da parceria, a Ageas UK fornece seguros auto e habitação a cerca de um milhão de clientes do Tesco Bank. Em 2014, a associação Ageas-Tesco Bank foi renovada por mais sete anos (até 2021).

Agora, de acordo com o comunicado, o Tesco Bank assume a transação como opção estratégica para responder melhor às necessidades dos clientes do grupo, em particular reforçando as soluções agregadas ao cartão de descontos Clubcard da Tesco.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Ageas vende os 50,1% que detinha numa parceria com Tesco Bank

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião