WhatsApp testa mensagens que se autodestroem em sete dias

É o utilizador que decide se ativa a funcionalidade, ainda em testes, que faz com que as mensagens desapareçam após uma semana.

Quanto tempo quer as suas mensagens disponíveis? O WhatsApp está a testar uma funcionalidade que permite enviar mensagens que se autodestroem passados sete dias. Quem ativar esta opção, disponível também para grupos, verá as mensagens que enviou desaparecer após uma semana, mas também aquelas que recebeu.

Nas mensagens individuais, cada utilizador escolhe se ativa a opção ou não, mas num grupo é o administrador que decide se as mensagens se vão autodestruir, de acordo com o Business Insider (acesso livre, conteúdo em inglês). A plataforma de mensagens tem já uma área no site dedicada a explicar esta funcionalidade, que está a ser testada por um pequeno grupo de utilizadores.

Com esta ferramenta, se um utilizador não abrir o WhatsApp no ​​período de sete dias, a mensagem vai desaparecer. No entanto, ainda poderá ser lida nas notificações até que a app seja aberta. Quanto à cópia de segurança, se esta for criada antes de uma mensagem desaparecer, será incluída no backup. Contudo, as mensagens que se autodestroem serão apagadas quando um utilizador restaurar a partir de uma cópia de segurança.

quando responde a uma mensagem que irá desaparecer, o texto citado mantém-se disponível passados sete dias. O mesmo acontece se a mensagem for reencaminhada para um chat sem a opção ativada, não vai ser apagada da conversa para onde foi reencaminhada. Quanto às imagens e vídeos, estes também se vão autodestruir se a opção estiver ativada. No entanto, se tiver sido feito o download, desaparecem da app mas continuam guardados no telemóvel.

O WhatsApp deixa o alerta para apenas usar esta funcionalidade com pessoas em quem confia, já que é possível reencaminhar ou fazer uma captura de ecrã de uma mensagem, copiar e guardar o conteúdo ou tirar uma foto de uma mensagem com uma câmara ou outro dispositivo antes de esta desaparecer.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

WhatsApp testa mensagens que se autodestroem em sete dias

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião