Tráfego nas autoestradas em queda, mas recupera no verão

A associação das concessionárias aponta para uma recuperação do tráfego nos meses de verão, depois do confinamento. Contudo, números estão aquém dos registados no período do homólogo.

O tráfego nas autoestradas recuperou nos meses de verão, depois de um segundo trimestre muito negativo. Contudo, de acordo com a APCAP – Associação Portuguesa das Sociedades Concessionárias de Autoestradas ou Pontes com Portagem, a comparação homóloga continua a revelar um saldo negativo.

“Os valores registados no terceiro trimestre representaram uma melhoria em relação a abril, maio e junho, quando se verificaram com maior impacto as restrições impostas à circulação dos portugueses em confinamento, que os impediu de circular em fins de semana importantes como o da Páscoa”, diz a APCAP.

No entanto, face ao mesmo período do ano, o resultado continua a ser negativo. “A circulação média diária na rede dos associados da APCAP registou uma queda de 14% no terceiro trimestre de 2020, face a igual período do ano passado”, diz a associação em comunicado.

“As maiores quedas verificaram-se, justamente, onde o tráfego internacional tem maior peso, refletindo o reduzido número de turistas em Portugal durante o verão”, esclarece a APCAP.

A Via do Infante (-28%), a A23 (-22%) e a N125 (-18%) foram as “mais impactadas de entre as autoestradas e outras vias concessionadas no Continente, Madeira e Açores”, nota.

Em média, de acordo com os dados das concessionárias responsáveis por 3.580 quilómetros de autoestradas, “foram menos 3.000 veículos por dia em julho, agosto e setembro, o equivalente a cerca de menos 900 milhões de quilómetros percorridos”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Tráfego nas autoestradas em queda, mas recupera no verão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião