Hoje nas notícias: Aeroporto de Beja, lítio e ISV

  • ECO
  • 28 Dezembro 2020

Dos jornais aos sites, passando pelas rádios e televisões, leia as notícias que vão marcar o dia.

A semana arranca com a notícia de que o Governo está a estudar a ligação do aeroporto de Beja à ferrovia, num projeto que deverá rondar os 100 milhões de euros de investimento. Destaque ainda para a Câmara de Matosinhos, que não autoriza a refinaria de lítio na Petrogal, ao mesmo tempo que uma sondagem mostra que o país antecipa uma maior instabilidade política em 2021.

Governo quer aliviar travões à evolução na carreira

A ministra da Administração Pública comprometeu-se a aliviar os travões que ainda subsistem à evolução na carreira, tendo referido que “em 2021 é preciso aprovar um decreto-lei de execução orçamental” que acabe com isso. “É necessário revisitar os travões que resultam do DLEO e de outros diplomas, havendo várias possibilidades de redação que em momento próprio serão analisadas e trabalhadas”, disse fonte oficial daquele ministério, referindo-se ao artigo 159º do decreto de execução orçamental (DLEO) de 2019. Leia a notícia completa no Jornal de Negócios (acesso pago)

Ligação ferroviária ao aeroporto de Beja em estudo

A Infraestruturas de Portugal já autorizou a contratação de estudos e de projetos para uma ligação do aeroporto de Beja à linha ferroviária do Alentejo, de acordo com um despacho publicado em Diário da República. Este investimento que deverá rondar os 100 milhões de euros está previsto no Plano Nacional de Investimentos (PNI 2030). “Este desvio pode conferir capacidade acrescida ao aeroporto”, disse ao Dinheiro Vivo o presidente da Câmara Municipal de Beja, Paulo Arsénio. Leia a notícia completa no Diário de Notícias (acesso pago)

Matosinhos não autoriza refinaria de lítio na Petrogal

A presidente da Câmara de Matosinhos, Luísa Salgueiro, quer manter os postos de trabalho na refinaria de Leça da Palmeira, mas não aceita que a alternativa sejam soluções poluentes. Em causa está a decisão da Galp em concentrar toda a atividade de refinação em Sines e a possibilidade de converter a refinaria de Matosinhos para o lítio, tal como o ECO avançou. Esta hipótese está a ser discutida entre o Governo e a petrolífera há algum tempo. Leia a notícia completa no Jornal de Notícias (link indisponível)

Tribunal Constitucional põe recursos do Fisco em torno do ISV em banho-maria

O Código do Imposto sobre Veículos (ISV) muda a partir de 1 de janeiro, mas a administração fiscal e os contribuintes mantêm-se num intenso braço-de-ferro. O número de processos contra o Fisco disparou 70% entre julho e dezembro, tendo a Autoridade Tributária recorrido em 20 dos 21 casos que perdeu. O Tribunal Constitucional (TC) admite agora um desses recursos, tendo questionado o Tribunal de Justiça da União Europeia (TJUE), o que na prática significa que os recursos do Fisco ficam suspensos até que haja uma resposta deste último. Leia a notícia completa no Público (acesso condicionado)

País antecipa maior instabilidade política em 2021, mostra sondagem

A maioria dos portugueses antecipa que haverá uma maior instabilidade política no decorrer do próximo ano. Uma sondagem feita recentemente pela Intercampus mostra que 53,2% dos participantes admitem um 2021 marcado por maior crispação no debate político, enquanto 36,3% esperam que nada se altere. Enquanto isso, apenas 5,5% se mostram otimistas relativamente ao ambiente que reinará entre órgãos de poder e partidos políticos. Leia a notícia completa no Correio da Manhã (acesso pago)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Hoje nas notícias: Aeroporto de Beja, lítio e ISV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião