A ferramenta poderosa: colaboração

  • Magdalena Nowicka Mook
  • 4 Janeiro 2021

O aumento da competição e da rivalidade, até mesmo o ressentimento, podem aparecer como resultado, que é a sua “dupla perspetiva”.

Henry Ford, industrial americano e fundador da Ford Motor Company, disse esta famosa frase: “Reunir-se é um começo. Ficar juntos é um progresso. Trabalhar em conjunto é sucesso”.

Ele tinha bons motivos para ter essa opinião, dado que foi o criador inicial da técnica de linha de montagem de produção em massa. Ao criar o primeiro automóvel que a classe média poderia pagar, ele transformou o automóvel de uma curiosidade cara num meio de transporte acessível que impactou profundamente a paisagem do século XX. Ao apresentar uma maneira diferente de as pessoas trabalharem juntas, ele certamente provou o valor da colaboração.

Nestes tempos de Covid-19, no entanto, as pessoas não têm tantas chances de estar no mesmo local, de compartilhar um escritório e interagir pessoalmente como antes. Na verdade, muitos dos processos de trabalho que eram considerados fixos já não existem. No entanto, o trabalho precisa continuar e a produzir resultados. A necessidade de colaboração é ainda mais premente hoje.

Ainda não existe um manual didático para guiar as organizações através do processo colaborativo no nosso “novo normal”, então muitas vezes essa tarefa é “imposta” aos líderes: desenhar um trabalho de equipa eficaz para ajudar as suas organizações a prosperar.

O professor da Columbia Business School, Adam Galinsky, defende uma cultura de colaboração para melhores resultados e inovação. Mas ele avisa os líderes que não é uma tarefa fácil. Existem muitos aspetos da construção da cultura colaborativa que, se não implementados corretamente, podem “sair pela culatra” e, de facto, inviabilizá-la. O professor Galinsky está a trabalhar atualmente no conceito de “pensamento de duas perspetivas”, que ele define como ajudar os indivíduos a prepararem-se para melhor antecipar ou prever os impactos de suas ações – intencionais e não intencionais.

Empoderamento, diversidade e transparência são os três elementos cruciais na construção de culturas colaborativas de sucesso. Curiosamente, no entanto, todos eles têm “a dupla perspetiva” que precisa ser examinada com cuidado.

Empoderamento é definido como a concessão ou delegação de poder ou autoridade; a concessão de uma competência; habilitação ou permissão. Normalmente proporciona às pessoas confiança, maior determinação e até mesmo ajuda a desenvolver competências. No entanto, o empoderamento, de acordo com a pesquisa do professor Galinsky, tem uma “dupla perspetiva” de perder a visão ou dar menos atenção a perspetivas múltiplas. A conversa sobre perspetivas, por sua vez, é um dos aspetos fundamentais das culturas colaborativas.

A diversidade, a prática ou a qualidade de incluir ou envolver pessoas das mais diversas origens sociais e étnicas e de diferentes géneros, orientações sexuais etc., é conhecida por produzir melhores resultados nas equipas. No entanto, tem um maior grau de potencial para conflito.

A transparência funciona de forma a que seja fácil para os outros verem que ações estão a ser realizadas. Transparência implica abertura, comunicação e responsabilidade. No entanto, o aumento da competição e da rivalidade, até mesmo o ressentimento, podem aparecer como resultado, que é a sua “dupla perspetiva”.

Naturalmente, algumas das consequências dos processos e políticas não podem ser previstas, nem as forças externas que estão fora do controlo dos líderes. No entanto, ao criar culturas colaborativas, os líderes precisam sempre perguntar-se qual é o impacto pretendido e que tipo de “efeitos colaterais” e “consequências previsíveis” podem ocorrer. Com esse conhecimento, eles podem definir análises, verificações e ações específicas para minimizar os resultados negativos.

O pensamento de duas perspetivas pode não ser natural para todos os líderes como disciplina. No nosso ambiente atual que está em rápida mudança, também é muito mais difícil identificar “consequências previsíveis”. Trabalhar com um coach profissional pode ajudar um líder a obter uma perspetiva mais ampla, testar a hipótese e examiná-la num ambiente seguro e confidencial. Os resultados serão menor número de surpresas, ambiente de trabalho mais harmonioso e colaborativo e, em última instância, maior satisfação e produtividade da equipa. Um coach profissional pode ajudá-lo a aprimorar a sua “dupla perspetiva”.

Em 2020, a International Coaching Federation (ICF) comemora 25 anos como a organização global de coaches e de coaching. A ICF dedica-se ao progresso da profissão de coaching ao estabelecer altos padrões éticos, fornecer certificação independente e à construção uma rede mundial de coaches credenciados numa grande variedade de disciplinas de coaching. Os seus mais de 41.000 membros espalhados por 147 países e territórios trabalham com o objetivo comum de aumentar a consciencialização sobre o coaching, defendendo a integridade da profissão e educando-se continuamente com as mais novas pesquisas e práticas.

*Magdalena Nowicka Mook é CEO da International Coaching Federation.

  • Magdalena Nowicka Mook

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

A ferramenta poderosa: colaboração

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião