Fed vê economia dos EUA ainda “longe” da melhor forma

  • ECO
  • 17 Fevereiro 2021

Atas da Reserva Federal norte-americana revelam que os estímulos à economia estão para ficar por mais tempo, pois EUA ainda estão longe da melhor forma.

Os membros do Comité Federal de Mercado Aberto da Reserva Federal norte-americana (Fed) reafirmaram a necessidade de manter uma política monetária expansionista nos próximos tempos, pois a economia continua “longe” do seu nível, de acordo com as atas da última reunião de janeiro e que foram divulgadas esta quarta-feira.

Com a economia a ressentir-se duramente dos efeitos da crise pandémica, este comité, que decide o rumo da política monetária da Fed, decidiu no mês passado manter as taxas de juro diretoras em mínimos e um mínimo de 120 mil milhões de dólares de compras de ativos por mês.

A discussão no seio dos membros da Fed mostrou que o programa de estímulos está para ficar, não se prevendo alterações no ritmo de aquisições num tempo previsível.

“Os participantes notaram que as condições económicas estão atualmente longe dos objetivos de longo prazo do comité e que a abordagem da política monetária deve continuar acomodatícia até que os objetivos sejam alcançados”, diz o sumario da reunião.

“Consequentemente, todos os participantes apoiaram a manutenção das atuais configurações do comité e de uma orientação para os resultados em relação à taxa dos fundos federais e ao ritmo de compras de ativos”, acrescenta a ata.

Os membros do comité da Fed sublinharam ainda que o programa de estímulos “aliviou materialmente as condições financeiras e apoio de forma substancial a economia”.

Em relação ao mercado de trabalho, a reunião de janeiro deu conta de uma retoma “moderada nos meses recentes”, mas ainda aquém do objetivo de uma recuperação “ampla e inclusiva”.

“Com a economia ainda longe desses objetivos, os participantes consideraram que provavelmente demorará algum tempo até se alcançar um progresso substancial”, revelam as atas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed vê economia dos EUA ainda “longe” da melhor forma

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião