Lisboa no verde em linha com Europa. Galp e BCP travam maior subida

A bolsa nacional está a valorizar, acompanhando a tendência de ganhos do resto da Europa. Contudo, a impedir uma subida mais expressiva do índice estão a Galp Energia e o BCP.

A bolsa nacional abriu a valorizar, acompanhando a tendência de ganhos que se vive no resto da Europa, depois de Jerome Powell ter tranquilizado os investidores. Lisboa tem praticamente todas as cotadas a subir, à exceção da Galp Energia e do BCP. Nesta sessão, destaque para a EDP Renováveis que soma cerca de 0,5% depois de ter apresentado uma subida de 17% nos lucros de 2020.

Praticamente “pintado” de verde, o PSI-20 está a somar 0,51% para 4.753,40 pontos, recuperando da perda da última sessão. A impedir uma subida mais expressiva do índice de referência nacional estão as ações da Galp Energia que recuam 0,3% para 9,176 euros, num dia em que o preço do barril de petróleo está a desvalorizar ligeiramente nos mercados internacionais. Destaque ainda para os títulos do BCP que perdem 0,59% para 0,1184 euros.

Por outro lado, a dar força à bolsa de Lisboa está a EDP, que valoriza 0,98% para 4,759 euros, acompanhada pela EDP Renováveis que sobe 0,11% para 18,82 euros, depois de ter apresentado lucros de 556 milhões de euros no ano passado.

Ainda nos pesos pesados do PSI-20, destaque para o setor do papel. A Navigator avança 0,29% para 2,772 euros, enquanto a Altri valoriza 0,5% para 2,772 euros. A Semapa segue em linha a somar 0,5% para 12,18 euros.

Lisboa acompanha, assim, a tendência positiva que se vive nas restantes praças europeias. Os investidores estavam preocupados com a inflação e a subida das taxas de juro, mas esta terça-feira Jerome Powell tranquilizou os mercados. O presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) garantiu que a inflação não é uma ameaça para a economia e apontou uma melhoria das perspetivas para o segundo semestre.

Isso reflete-se no desempenho dos índices, com destaque para o índice de referência europeu, Stoxx-600, que avança 0,24% para 412,32 pontos. Numa ronda pelo Velho Continente, o espanhol Ibex-35 soma 0,11%, acompanhado pelo francês CAC-40 que ganha 0,14%. O alemão DAX valoriza mais de 0,4%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa no verde em linha com Europa. Galp e BCP travam maior subida

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião