Lisboa sobe mais de 1% com impulso do setor energético

O novo discurso de Jerome Powell provocou uma onda de otimismo nos mercados e Lisboa não foi exceção. Bolsa avança mais de 1% com a ajuda da energia.

A bolsa nacional abriu no verde, num dia em que toda a Europa está a valorizar, resultado do discurso do presidente da Reserva Federal norte-americana (Fed) em que sinalizou que os atuais estímulos monetários se iriam manter. Por Lisboa o destaque são os títulos do setor energético.

O PSI-20 soma 1,4% para 4.800,7 pontos, com apenas uma cotada no vermelho. A dar força ao índice está o setor da energia, com destaque para a EDP Renováveis que avança 1,19% para 18,66 euros e para a EDP valoriza 2,2% para 4,822 euros, horas depois de ter anunciado um aumento de 56% nos lucros de 2020 para 801 milhões de euros.

Ainda no setor energético, destaque para a Galp Energia que avança 0,95% para 9,544 euros, numa altura em que o preço do barril de petróleo está a tocar máximos de mais de um ano depois de as tempestades de neve nos Estados Unidos terem levado a uma quebra na produção de matéria-prima. O Brent valoriza 0,25% para 63,38 dólares, enquanto o WTI sobe 0,19% para 63,34 dólares.

Nos ganhos está ainda o BCP que cresce 1,67% para 0,1218 euros, acompanhado pela Sonae que avança 3,72% para 0,6965 euros, representando a maior subida desta sessão.

No lado oposto, a impedir uma subida mais acentuada do índice, estão as ações da Ramada que desvalorizam 1,19% para 4,98 euros.

Lisboa segue a acompanhar a tendência positiva que se vive no resto da Europa, resultado do discurso do presidente da Fed. Na segunda-feira, o Jerome Powell já tinha dado a entender que os atuais estímulos monetários se iriam manter, mas ontem voltou a afirmar essa ideia. O responsável prometeu não aumentar as taxas de juros até que a inflação ultrapasse os 2%.

O índices europeu de referência europeu, Stoxx-600, abriu a subir, mas segue a desvalorizar 0,14% para 412,64 pontos. Numa volta pelas congéneres europeias, o espanhol Ibex-35 soma 0,66% para 8.324 pontos, acompanhado pelo britânico FTSE que ganha 0,26% para 6.676,15 pontos.

(Notícia atualizada às 11h54 com novas cotações)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa sobe mais de 1% com impulso do setor energético

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião