5 coisas que vão marcar o dia

O Governo falará sobre a renovação do estado de emergência, o INE divulga o PIB de 2020 e a inflação de fevereiro e a DBRS pronuncia-se sobre o rating de Portugal.

Esta sexta-feira começará com a divulgação de estatísticas com o INE a confirmar a contração da economia em 2020 e a avançar uma estimativa para a taxa de inflação de fevereiro. Mais tarde, o Governo apresentará as medidas para a renovação do estado de emergência. E à noite, a DBRS deverá pronunciar-se sobre o rating da República Portuguesa.

Conselho de Ministros anuncia medidas do próximo estado de emergência

O Conselho de Ministros reuniu-se esta quinta-feira, mas o briefing do encontro só se realizará esta sexta-feira. O Governo deverá anunciar as medidas que estarão em vigor em mais 15 dias de estado de emergência, não sendo expectáveis mudanças significativas. Porém, António Costa poderá reagir a duas insistências do Presidente da República: o controlo do ruído nas habitações de quem está em teletrabalho e o plano faseado para a reabertura das escolas.

DBRS deverá pronunciar-se sobre o rating de Portugal

A DBRS — que durante vários anos foi a única a manter Portugal acima da classificação de “lixo” — deverá pronunciar-se esta sexta-feira à noite sobre o rating da República Portuguesa. Em setembro do ano passado, a DBRS decidiu manter a perspetiva da notação financeira de Portugal graças aos anos de consolidação orçamental. Em comunicado, a agência explicava na altura que mantinha a tendência “estável” por causa da melhoria dos vários indicadores económicos nos últimos anos antes da crise, que permite a Portugal ter capacidade para responder à crise provocada pelo Covid-19. A questão é se essa capacidade se mantém com um segundo confinamento.

INE confirma contração histórica de 7,6% em 2020

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta sexta-feira uma nova estimativa da contração económica de 2020. A estimativa rápida apontava para uma queda histórica de 7,6% explicada pela crise pandémica que afetou o país desde março do ano passado. Porém, o número poderá ser revisto agora. Além disso, o gabinete de estatísticas publicará mais dados que permitem analisar em pormenor que setores ou componentes da economia portuguesa foram mais afetados pela crise.

Pilotos da TAP votam acordo de empresa

Às 10h30 desta sexta-feira a assembleia-geral do Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) para a “apreciação, discussão e votação do acordo de emergência e temporário” entre a TAP e o SPAC. O acordo prevê reduções salariais de entre 50% e 35%, entre 2021 e 2024, que já incluem o corte transversal de 25% aplicado a todos os trabalhadores. A votação foi adiada para esta sexta-feira após problemas técnicos que se registaram no sábado passado.

Como evoluiu a inflação em fevereiro?

A discussão sobre a evolução futura da inflação voltou em força aos mercados financeiros, mas para já ainda não se tem refletido nos dados divulgados pelas autoridades estatísticas. Em janeiro, a inflação da economia portuguesa fixou-se em 0,3%, acima dos -0,1% registados em dezembro de 2020. Esta sexta-feira o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar a estimativa rápida para a inflação de fevereiro.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião