5 coisas que vão marcar o dia

Taxa de desemprego, hotelaria e Jerónimo Martins são alguns dos temas que vão marcar o dia.

Esta quarta-feira é dia de conhecer o relatório “Portugal, Balanço Social 2020” e ouvir o Secretário de Estado Adjunto e do Assuntos Fiscais sobre Regimes Excecionais de Regularização Tributária (RERT). O dia traz ainda dados sobre a taxa de desemprego, o impacto da pandemia na hotelaria e as contas da Jerónimo Martins em 2020.

Governo apresenta relatório “Portugal, Balanço Social 2020”

O Governo vai apresentar esta quarta-feira o relatório anual “Portugal, Balanço Social 2020”, que permite traçar um retrato socioeconómico das famílias portuguesas. O documento, que aborda ainda as diferenças de situação laboral, acesso à educação e saúde, condições de habitação e participação social e política, vai ser apresentado pela ministra do Estado e da Presidência, havendo ainda declarações por parte da ministra do Trabalho.

Que impacto teve a pandemia na hotelaria em 2020?

Hoje vão ser conhecidas as consequências concretas que a pandemia teve no setor hoteleiro no ano passado. A Associação da Hotelaria de Portugal (AHP) vai apresentar esta quarta-feira os resultados do último inquérito feito ao setor, mas também as perspetivas para 2021. Os dados mais recentes da associação apontam para uma perda de até 80% da receita em 2020, equivalente a 3,6 mil milhões de euros perdidos.

Como evoluiu a taxa de desemprego em janeiro?

O Instituto Nacional de Estatística (INE) vai divulgar esta quarta-feira a taxa de desemprego no início do ano. Os dados mais recentes indicam uma subida de 6,8% na taxa de desemprego em dezembro, uma evolução abaixo da estimada pelos analistas: o Governo projetava que uma subida para 8,7%, enquanto o Conselho das Finanças Públicas apontava para os 10%. Já o Banco de Portugal acreditava nos 7,2%.

Jerónimo Martins apresenta resultados de 2020

A Jerónimo Martins vai apresentar esta quarta-feira os resultados referentes a 2020, um ano que ficou marcado pela pandemia. Em 2019, a retalhista viu os lucros aumentarem 7,9% para 433 milhões de euros, mas no ano passado o resultado não deverá ser assim tão positivo, tendo em conta o cenário que se está a registar um pouco por todos os setores. Entre janeiro e setembro de 2020 o lucro já tinha recuado 18%.

Mendonça Mendes ouvido no Parlamento sobre RERT

O Secretário de Estado Adjunto e dos Assuntos Fiscais marca presença esta manhã na Comissão de Orçamento e Finanças. António Mendonça Mendes vai ser ouvido, no âmbito de um requerimento apresentado pelo Grupo Parlamentar do PCP, sobre a divulgação de uma versão provisória do relatório da Autoridade Tributária sobre Regimes Excecionais de Regularização Tributária.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião