Isabel Oneto substitui Ana Paula Vitorino como vice na comissão de inquérito ao NB

  • Lusa
  • 12 Março 2021

A deputada socialista Ana Paula Vitorino pediu para deixar a vice-presidência da comissão de inquérito ao Novo Banco por “razões estritamente pessoais”.

A deputada do PS Ana Paula Vitorino pediu para deixar a vice-presidência da comissão de inquérito por “razões estritamente pessoais”, sendo substituída no cargo pela socialista Isabel Oneto.

Antes de começar a segunda audição desta sexta-feira na comissão eventual de inquérito parlamentar às perdas registadas pelo Novo Banco e imputadas ao Fundo de Resolução, o presidente, o social-democrata Fernando Negrão, deu conhecimento aos deputados desta situação.

Ana Paula Vitorino pediu para ser substituída como 1.ª vice-presidente da comissão de inquérito por “razões estritamente pessoais”.

De acordo com Fernando Negrão, o PS indicou Isabel Oneto para a substituir, o que foi aceite pela comissão.

A 2.ª vice-presidência mantém-se com o PCP, pelo deputado Duarte Alves.

A atual comissão, cujas audições arrancaram na quarta-feira, tem quatro pontos no seu objeto, que abrangem o “período antecedente à resolução e relativo à constituição do NB [Novo Banco]”, o “período antecedente e relativo à alienação”, o “período após alienação” e ainda pretende “avaliar a atuação dos governos, BdP [Banco de Portugal], FdR [Fundo de Resolução] e Comissão de Acompanhamento no quadro da defesa do interesse público”.

Esta comissão de inquérito, resultante das propostas de PS, BE e IL, foi constituída em 15 de dezembro do ano passado, tendo sido decididas sucessivas suspensões de prazo devido ao agravamento da pandemia.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Isabel Oneto substitui Ana Paula Vitorino como vice na comissão de inquérito ao NB

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião