Metade dos mediadores exclusivos em Espanha vende menos de 30 mil euros por ano

  • ECO Seguros
  • 15 Março 2021

De um universo de 50,5 mil agentes de seguro exclusivos com registo ativo em Espanha, perto de 9400 faturam mais de 300 mil euros por ano.

O universo de agentes de seguros a operar em regime de exclusividade em Espanha decresceu em 2020, mantendo a tendência de anos anteriores, evidenciando declínio de 3% no conjunto dos profissionais com registo ativo e diminuição de 16% em novas inscrições.

De acordo com dados atualizados da ICEA (Investigación Cooperativa entre Entidades Aseguradoras y Fondos de Pensiones), entidade mais antiga do país a compilar e analisar indicadores sobre seguros, existem 50,5 mil agentes exclusivos registados em Espanha. Deste conjunto, os que apresentam maior atividade (volume de negócios superior a 300 mil euros por ano) representam 18,6% do total, contra 18,15% em 2019. Excluindo os cerca de 9,4 mil que mais faturam, nos restantes 81% sobressaem outros 4750 (9,4% do total) com faturação entre 150 mil e os 300 mil euros por ano.

Do total de agentes exclusivos, 46,5% ou perto de 23,6 mil trabalham carteiras de valor inferior a 30 mil euros anuais e 25,8%, ou perto de 12,9 mil agentes, fechou o ano 2020 a gerir negócios com receitas no intervalo entre 30 mil a 150 mil euros, segundo distribuição inventariada pela associação ICEA.

O volume médio de prémios de cada um dos 9,4 mil agentes exclusivos que mais negócio fazem foi estimado em um milhão de euros. Em conjunto, estes profissionais concentram 80% dos prémios de seguros vendidos pelos mediadores exclusivos.

Criada em 1963, a ICEA constituiu-se como a primeira entidade associativa do setor segurador em Espanha, sendo atualmente a referência no mercado na produção de estudos e estatísticas da indústria seguradora em Espanha, fornece também serviços de formação e assessoria a mais de 200 entidades aderentes.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Metade dos mediadores exclusivos em Espanha vende menos de 30 mil euros por ano

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião