Banco Mundial lança título de dívida para ajudar rinocerontes negros na África do Sul

  • Lusa
  • 25 Março 2021

Banco Mundial vai lançar o primeiro título de dívida dedicado à conservação da natureza, no valor de 45 milhões de dólares, para ajudar a população de rinocerontes negros na África do Sul.

O Banco Mundial anunciou esta quinta-feira que vai lançar o primeiro título de dívida dedicado à conservação da natureza, no valor de 45 milhões de dólares, para ajudar a população de rinocerontes negros na África do Sul.

O título a cinco anos, no valor de cerca de 38 milhões de euros, será vendido em meados deste ano e o lucro dos investidores será determinado pela taxa de crescimento da população destes animais em duas reservas sul-africanas, noticiou a agência de informação financeira Bloomberg, citando a Sociedade Zoológica de Londres, que lançou o Projeto de Impacto do Investimento nos Rinocerontes.

Se for bem-sucedida, a iniciativa pode estender-se às populações de rinocerontes negros no Quénia e a outras espécies, como os leões, tigres, gorilas e orangotangos, sendo uma oportunidade para as pessoas interessadas na vida animal investirem nesta área.

“Este mecanismo de financiamento através de um título inovador para a conservação da natureza deverá usar o rating AAA do Banco Mundial e do Banco Internacional para a Reconstrução e Desenvolvimento”, lê-se no prospeto citado pela Bloomberg, que aponta ainda que o Banco Mundial vai lançar outro título no valor de 100 milhões de dólares, cerca de 84 milhões de euros, mas sem adiantar mais pormenores.

Há atualmente 2.046 rinocerontes negros na África do Sul, de uma população que no continente deverá rondar os 5.500, mas que nos anos de 1970 estava em cerca de 65 mil, segundo os dados do Banco Mundial.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banco Mundial lança título de dívida para ajudar rinocerontes negros na África do Sul

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião