A vacinar por “grupinhos” vamos acumular doses em armazém, alerta Gouveia e Melo
Coordenador da task force diz não fazer "sentido ficar a maior parte da população à espera que se vacinem" os "grupinhos todos".
O vice-almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da task force responsável pelo processo de vacinação em Portugal, defende que se passe a usar o critério etário na segunda fase desta campanha. A notícia foi avançada esta quinta-feira pelo Público (acesso livre), com Gouveia e Melo a esclarecer que esta nova metodologia deverá começar a ser testada na terceira semana de abril.
Ainda que esta segunda fase do processo de imunização venha a ocorrer através de um regime de auto-inscrição online, a ideia passa por garantir que os indivíduos da faixa etária dos 70 anos sejam os primeiros a ser vacinados, passando depois para a dos 60 e assim sucessivamente, explica o vice-almirante.
Esta metodologia será adotada porque, na ótica do coordenador da task force, a vacinação por grupos tem vindo a colocar alguns entraves à rapidez da operação. “Não faz sentido ficar a maior parte da população à espera que se vacinem estes grupinhos todos e a acumular vacinas em armazém que podiam estar a dar proteção a pessoas”, esclarece Gouveia e Melo.
Assine o ECO Premium
No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.
De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.
Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.
Comentários ({{ total }})
A vacinar por “grupinhos” vamos acumular doses em armazém, alerta Gouveia e Melo
{{ noCommentsLabel }}