5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que arranca uma nova fase do processo de vacinação em Portugal, há assembleia geral da EDP Renováveis e dados operacionais da Galp Energia.

As energéticas estão em foco esta segunda-feira na bolsa de Lisboa, com o trading update da Galp Energia e a assembleia-geral de acionistas da EDP Renováveis. Em termos de dados económicos, o destaque vai estar no volume de negócios, emprego, remunerações e horas trabalhadas nos serviços. No combate à pandemia, arranca em Portugal uma nova fase do plano de vacinação e, no Reino Unido, serão anunciadas as limitações às férias dos britânicos.

Galp Energia mostra impacto do segundo confinamento

A Galp Energia divulga esta segunda-feira, antes da abertura das bolsas, o trading update no qual irá avançar os dados operacionais referentes ao primeiro trimestre do ano. Em 2020, a petrolífera registou prejuízos de 42 milhões de euros, um resultado negativo que compara com os 560 milhões de euros de lucro alcançado no ano anterior. Os novos dados, que refletem o impacto do segundo confinamento, serão conhecidos antes de a empresa apresentar um novo plano estratégico.

Acionistas da EDP Renováveis votam 69,8 milhões em dividendos

A partir das 11h00 desta segunda-feira, os acionistas da EDP Renováveis vão reunir-se em assembleia geral anual. A eólica liderada por Miguel Stilwell d’Andrade — que foi recentemente alvo de um aumento de capital de 1,5 mil milhões de euros, mas que continua a ser detida maioritariamente pela EDP — terminou o ano de 2020 com lucros de 556 milhões de euros, mais 17% do que em 2019. Vai votar a distribuição de dividendos de 69,8 milhões de euros em dividendos.

Efeitos da pandemia nos serviços

Em termos de dados económicos, o destaque vai estar esta segunda-feira no relatório sobre Índices de Volume de Negócios, Emprego, Remunerações e Horas Trabalhadas nos Serviços, em fevereiro de 2021, que vai ser divulgado pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Os dados irão já revelar o impacto do segundo confinamento — que obrigou a fechar restaurantes, lojas, centros comerciais ou cabeleireiros — nos serviços.

Arranca nova fase do plano de vacinação

No combate à pandemia de Covid-19, está previsto para esta segunda-feira o arranque da segunda fase do plano de vacinação. Na semana passada, Portugal atingiu o patamar de “dois milhões de inoculações”, o que permite que cerca de 15% da população tenha recebido a primeira dose da vacina contra Covid-19 e 6% estejam já totalmente vacinadas. Para o segundo trimestre, Portugal espera receber 8,8 milhões de vacinas. No entanto, 1,4 milhões são da AstraZeneca, cuja administração está atualmente limitada a maiores de 60 anos.

Reino Unido anuncia limitações às férias dos britânicos

No Reino Unido, o Governo de Boris Johnson deverá revelar, esta segunda-feira, a terceira fase do plano de desconfinamento, que diz respeito às viagens internacionais. Desde fevereiro que 17 de maio tem sido a data apontada para os britânicos retomarem as viagens para fora do país e a confirmação deveria ter sido dada na semana passada. Contudo, Boris Johnson disse ainda não ter dados que permitissem definir uma data.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião