Um Programa de Estabilidade ou de dependência?premium

É o próprio Governo que reconhece que sem PRR a economia portuguesa estará condenada a anos de crise e estagnação (e, do lado do financiamento, é o BCE que segura as coisas).

Na sexta-feira, o Governo apresentou o Programa de Estabilidade (PE). Trata-se, por um lado, de uma obrigação no âmbito da supervisão orçamental Europeia (o chamado “Semestre Europeu), mas, por outro lado, trata-se daquilo que o Governo entende como a sua estratégia orçamental (e económica) para os próximos anos. Sucede que este é o PE mais dependente de sempre de um fator exógeno. Não há estratégia interna. Não há uma visão de longo prazo. O Governo está simplesmente à espera do “milagre da Bazuca”. Dos 16 mil milhões do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), 10 mil milhões são para investimento público! É o próprio Governo que reconhece que sem PRR a economia portuguesa estará condenada a anos de crise e estagnação (e, do lado do financiamento, é o BCE que segura as coisas). Com o

Assine para ler este artigo

Aceda às notícias premium do ECO. Torne-se assinante.
A partir de
5€
Veja todos os planos

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.