Wall Street em terreno misto à espera dos resultados

Após fecharem em máximos históricos na sessão anterior, os principais índices norte-americanos fecharam sem rumo definido numa sessão de espera pelos resultados das gigantes tecnológicas.

Os principais índices norte-americanos fecharam esta terça-feira sem rumo, numa altura em que os investidores aguardam os resultados de algumas gigantes tecnológicas, como a Microsoft e a Alphabet, e mais orientações da Reserva Federal sobre o futuro da política monetária. Já a Tesla caiu 4,5%, apesar de ter apresentado resultados que superaram as expectativas.

O Nasdaq cedeu 0,34%, para 14.090,22 pontos, e o S&P 500 desvalorizou 0,02%, para 4.186,72 pontos, ao passo que o Dow Jones subiu 0,01%, para 33.984,93 pontos. No dia anterior, o S&P 500 e o Nasdaq fecharam em níveis recorde, com o índice tecnológico a completar a recuperação desde a correção de 11% iniciada em fevereiro.

Esta segunda-feira, após o fecho da negociação, a Tesla revelou os resultados e, apesar de ter superado ligeiramente as expectativas dos analistas relativamente à receita no trimestre, as ações da fabricante de automóveis elétricos desvalorizaram 4,5% nesta sessão. A receita da Tesla foi impulsionada pela venda de créditos ambientais a outras fabricantes de automóveis e a liquidação de parte da posição em bitcoin. No total, o lucro foi de 438 milhões de dólares, o valor trimestral mais elevado de sempre da empresa.

Após a divulgação dos resultados do primeiro trimestre, as ações da Microsoft desceram quase 4% e os títulos da Alphabet, a dona da Google, valorizaram 5% na negociação dos futuros, depois do fecho da sessão. No caso da Microsoft, as vendas da área de cloud até subiram, mas os resultados não surpreenderam pela positiva. No caso da Alphabet, a empresa bateu as expectativas e anunciou um programa de recompra de ações no valor de 50 mil milhões de dólares. Nota ainda para a Starbucks que caiu 2,7% também depois da divulgação dos resultados em que aumentou a previsão do lucro anual.

Segundo os dados da Refinitiv IBES, citados pela Reuters, os lucros das cotadas do S&P 500 deverão crescer 34,3% no primeiro trimestre, em termos homólogos. De acordo com os dados da FactSet, citados pela CNBC, das cotadas que já revelaram resultados — o equivalente a cerca de um terço do S&P 500 –, 84% revelaram-se uma surpresa positiva em termos de lucros.

A expectativa dos economistas é que os EUA tenham uma retoma forte por causa do rápido processo de vacinação e os apoios orçamentais e monetários sem precedentes dados pela Administração Biden e pela Fed de Jerome Powell. Na quarta-feira, a Reserva Federal termina a reunião de dois dias sobre a política monetária, mas não é expectável nenhuma mudança prática. No entanto, os investidores aguardam qualquer indicação sobre a evolução da inflação e os riscos do sistema financeiro criados pela subida exponencial de alguns ativos financeiros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Wall Street em terreno misto à espera dos resultados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião