Crédito y Caución adere a nova linha do Estado para mercado nacional

  • ECO Seguros
  • 29 Abril 2021

As empresas clientes da seguradora poderão aceder a coberturas adicionais, garantidas pelo Estado, em operações de crédito no mercado nacional. A CyC tem 25,9% de quota no mercado.

A Crédito y Caución celebrou um acordo com o Estado Português aberto às seguradoras de crédito que garante uma linha de apoio às empresas portuguesas nas suas vendas a crédito – no mercado interno – no valor global de 500 milhões de euros. O Estado vai viabilizar inicialmente 50% desta linha.

A celebração deste acordo permite à Crédito y Caución (CyC) oferecer aos seus segurados a possibilidade de acederem a coberturas adicionais do seu risco de crédito por conta do Estado por um montante inicial de 64,75 milhões de euros, correspondente à quota de mercado da seguradora de 25,9%,” refere a seguradora num comunicado.

A nova linha Mercado Doméstico Seguro 2021 “tem um funcionamento semelhante ao já em vigor para o mercado externo. Pode ser ativada nos casos em que, após análise do risco de crédito do comprador associado a uma apólice de seguro de crédito, a Crédito y Caución tenha concedido coberturas inferiores à solicitada pela empresa vendedora”, refere a companhia explicando que “o montante da garantia adicional do Estado será acrescido ao risco assumido pela seguradora de crédito. O limite de cada operação, que varia em função do risco de crédito do comprador, pode atingir 1,5 vezes a cobertura concedida pela Crédito y Caución“.

“Congratulamo-nos com a assinatura deste acordo com o Estado Português, que reconhece a importância vital de um instrumento de apoio às empresas nas suas operações no mercado nacional, que se soma ao apoio às exportações”, afirma Paulo Morais, Diretor de Território Portugal e Brasil da Crédito y Caución, .

A nova linha de apoio ao mercado interno, formalizada através da Direcção Geral do Tesouro e Finanças, vigorará até 31 de dezembro de 2021. “Prevê-se que, caso o seu montante inicial de 250 milhões de euros seja utilizado na totalidade, pode ser reforçada” através da utilização de parcelas adicionais disponibilizadas pelo garante até atingir o valor global de 500 milhões de euros.

“Num momento crucial para a recuperação da atividade nacional e o relançamento das exportações, esta linha de apoio ao mercado interno é um instrumento vital de apoio às empresas, restabelecendo alguma equidade em relação às suas homólogas internacionais e às empresas exportadoras”, disse ainda responsável da CyC.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Crédito y Caución adere a nova linha do Estado para mercado nacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião