5 coisas que vão marcar o dia

No dia em que começa a Cimeira Social no Porto, Portugal saberá se faz parte da "lista verde" do Reino Unido. Há alterações às comissões no Novo Banco e são divulgadas estatísticas do INE e Eurostat.

Esta sexta-feira começa a Cimeira Social no Porto, que se prolonga até sábado – um momento marcante da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia (UE). Portugal vai saber se entra ou não na “lista verde” de destinos do Reino Unido. Adicionalmente, será divulgado pelo Instituto Nacional de Estatística o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova de março de 2021 e pelo Eurostat as emissões de CO2 na Europa no ano de 2020. Alerta para os clientes do Novo Banco: esta sexta-feira há alterações nas comissões.

Começa a Cimeira Social no Porto

O Porto foi a cidade escolhida para a Cimeira Social da UE no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da UE. A Cimeira pretende reforçar o compromisso dos Estados-membros, das instituições europeias, dos parceiros sociais e da sociedade civil com a implementação do Plano de Ação do Pilar Europeu dos Direitos Sociais. Há três metas em cima da mesa até 2030 a nível europeu: taxa de emprego de pelo menos 78% na UE; pelo menos 60% dos adultos devem participar anualmente em formações; redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.

Já não há restrições de viagens para o Reino Unido?

O governo de Boris Johnson divulga esta sexta-feira a “lista verde” de países para onde os britânicos podem viajar sem grandes restrições. Para os países que façam parte desta lista apenas será necessário um teste negativo à Covid-19 para entrar no país, sem ser necessária a quarentena que está em vigor atualmente. Apesar da lista ser divulgada, as restrições só deverão ser levantadas a partir de 17 de maio. É expectável que Portugal esteja na lista de “destinos seguros” devido à média diária de novos casos em território nacional estar consistentemente abaixo dos 500.

INE divulga Índice de Custos de Construção de Habitação Nova

O Instituto Nacional de Estatística (INE) publica o Índice de Custos de Construção de Habitação Nova referente ao mês de março. De acordo com os últimos dados, relativos a fevereiro, os custos de construção de habitação nova aumentaram 2,2% face ao mês anterior. No último relatório, o preço dos materiais e o custo da mão-de-obra apresentaram, respetivamente, variações de 0,4% e de 1,1% face a janeiro.

Quanto emitimos de CO2 em ano de pandemia?

O Eurostat divulga esta sexta-feira dados provisórios das emissões de CO2 no ano de 2020. Em 2019, as emissões de dióxido de carbono provenientes da combustão de combustíveis fósseis recuaram 4,3% na UE, face ao ano anterior, com Portugal a ser o quinto país da UE que mais conseguiu reduzir as suas emissões de CO2 (recuou 8,7%, mais do dobro da UE). O que se sabe até ao momento é que em 2020 as emissões mundiais de CO2 viram uma redução histórica de 7% devido à pandemia.

Entram em vigor as alterações nas comissões no Novo Banco

Entram em vigor os aumentos das comissões bancárias para os clientes do Novo Banco. Os agravamentos atingem vários produtos e serviços disponibilizados pela instituição, incluindo aqueles que são considerados mais básicos, como a manutenção da conta. Na conta de depósito à ordem normal, por exemplo, o banco acaba com a borla e passa a cobrar uma anuidade de 12 euros para saldos superiores a 35 mil euros. Mas as subidas ocorrem também nos cartões de débito e crédito e nos cheques.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que vão marcar o dia

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião